Contribuinte deixa para última hora e Refis Natalino registra filas e lentidão
Termina nesta quinta-feira o Refis Natalino, que concede descontos de até 90% em juros e multas em dívidas de tributos municipais, como o IPTU. Porém, quem deixou para a última hora acabou se deparando com filas e demora em atendimento. Entre os ouvidos pela reportagem, a maior parte dos contribuintes compareceu nesta quinta à Central […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Termina nesta quinta-feira o Refis Natalino, que concede descontos de até 90% em juros e multas em dívidas de tributos municipais, como o IPTU. Porém, quem deixou para a última hora acabou se deparando com filas e demora em atendimento.
Entre os ouvidos pela reportagem, a maior parte dos contribuintes compareceu nesta quinta à Central de Renegociação porque somente agora conseguiram o dinheiro necessário para as quitações. Como a autônoma Marta Gonçalves, de 43 anos, que aproveitou a hora do almoço para deslocar-se à Central.
“Agora que eu tive o dinheiro para pagar o IPTU de dois imóveis. Acho que vai demorar bastante, mas não tem jeito. Vim aqui para quitar essa dívida, só lamento que o prazo seja tão apertado, ainda nem é o 5º dia útil, muita gente só recebe o 13º dia 20”, comenta.
O pedreiro Jaques Pereira, de 50 anos, também compareceu somente nesta quinta à Central. “Cheguei por volta das 9h40 e a senha só consegui tirar 10h08, e ainda vai demorar. Por que deixei para vir hoje? Estava esperando ter dinheiro. Vim resolver dívida do IPTU, não tem como deixar para lá”, comenta.
O mesmo foi relatado pelo auxiliar de almoxarifado Vitorino Colman, de 55 anos, que também busca a renegociação de dívida de IPTU. “Só agora tive o dinheiro. O Refis devia estender esse prazo, porque tem muita gente que só vai receber o 13º no dia 20, e tem gente que ainda nem recebeu o salário de dezembro, ainda. Deveriam estender até o dia 21”, considera.
Atendimento tumultuado
Na quarta-feira (4), a Prefeitura aumentou de 50 para 20 os postos de atendimento e até então não havia filas significativas para aguardar atendimento. Porém, tudo mudou nesta quinta e centenas de pessoas compareceram à Central de Renegociação, na Rua Arthur Jorge, 500.
A tenda na área externa realiza o atendimento das prioridades na lei, que são idosos, pessoas com deficiência e gestantes. Lá, há 20 atendentes exclusivos para este público. Já na área interna da Central de Atendimento, são 50 atendentes.
A reportagem constatou que as duas áreas estão lotadas e que há certa tumulto na distribuição de senhas e que alguns contribuintes voltam para casa após desistir do atendimento. Um deles foi o Laercio Jacomelli, 55, contador.
“Acabei de sair de lá após 1h30 de espera, porque não tinha condições de ser atendido. Vi muita gente que é preferencial ser desrespeitada e francamente, não entendo porque não é possível ainda fazer essa renegociação pela internet. A Prefeitura tem recursos para isso”, destaca.
Último dia
Nesta manhã, a Prefeitura de Campo Grande informou que já havia arrecadado cerca de R$ 10,2 milhões com o Refis Natalino. O titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento), Pedro Pedrossian Neto, destacou que o prazo não será prorrogado. Porém, na quarta-feira (5), foi protocolado na Câmara Municipal projeto de lei complementar para ampliar o prazo do programa até 20 de dezembro.
Neste último dia do Refis Natalino, 70 postos de atendimento estão à disposição de contribuintes, na Central de Negociação (Rua Arthur Jorge, 500, Centro), das 8h às 16h. O programa concede até 90% de desconto nos juros e multas de dívidas com o município. Neste ano, a renegociação e concessão de descontos em débitos de 2019 também estão inclusas. Dúvidas sobre os descontos e demais questões podem ter solucionadas por meio do telefone 156 – a ligação é gratuita.
O programa prevê que os créditos podem ser quitados à vista com desconto de 90% da atualização monetária, dos juros de mora incidentes sobre o valor do crédito tributário e multa, quando houver. No caso de parcelamento ou reparcelamento em até seis vezes a remissão será de 75%. Para quem pagar em 12 parcelas, o desconto cai para 30%.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.