Com umidade abaixo dos 30% em MS, saiba como lidar com sintomas da desidratação

O tempo seco comum da estação é um problema conhecido dos sul-mato-grossenses, que utilizam vários truques para lidar com a incômoda secura: desde o uso de umidificadores de ar ao truque da bacia com água e a toalha molhada. Desde a última semana, porém, a população segue em alerta. Isso porque a baixa umidade do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Ilustrativa/US Air Force)
(Foto: Ilustrativa/US Air Force)

O tempo seco comum da estação é um problema conhecido dos sul-mato-grossenses, que utilizam vários truques para lidar com a incômoda secura: desde o uso de umidificadores de ar ao truque da bacia com água e a toalha molhada.

Desde a última semana, porém, a população segue em alerta. Isso porque a baixa umidade do ar tem atingido índices alarmantes em todas as regiões do Estado, abaixo dos 30%, que é o índice que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera estado de alerta. O recomendado é de pelo 60% (veja infográfico).

Com umidade abaixo dos 30% em MS, saiba como lidar com sintomas da desidratação
Arte: Reprodução | Climatempo | OMS | Unicamp

Para esta semana, a umidade deve alcançar o índice de 25% pelo menos até quinta-feira (25), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Somente a partir desta data é que a previsão do tempo considera a possibilidade de chuvas isoladas, que podem amenizar a secura.

Contudo, até lá, é preciso cuidar da saúde e ficar alerta para sintomas da desidratação comum do tempo seco e, principalmente, para os riscos decorrentes do fenômeno. Nestas condições climáticas, é comum haver sangramento nasal

“Nesse período, é comum nos sentirmos mais cansados e indispostos. O ideal é dar preferência para refeições mais leves, com verduras, legumes, alimentos que tenham uma digestão mais fácil”, explica a professora Camila Morais, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Campo Grande. Segundo ela, apostar em alimentação balanceada e hidratação ajudam a amenizar os efeitos do clima seco no organismo.

Beba água e aposte no alho e no gengibre

Outra dica da nutricionista é consumir alimentos específicos que podem contribuir. Alimentos ricos em enxofre ajudam a descongestionar as vias respiratórias, pois evitam o muco provocado pela poluição. Aliado ao consumo de água, o enxofre torna mais fácil a eliminação deste muco nas vias respiratórias. Entre os alimentos que podem ser consumidos com esta finalidade, estão gengibre, cebola, alho, batata doce, salsinha e cebolinha.

Com umidade abaixo dos 30% em MS, saiba como lidar com sintomas da desidratação
Alimentos ricos em enxofre, como alho e gengibre, ajudam a descongestionar as vias respiratórias, se associados à bastante hidratação | Foto: ShutterStock | Reprodução

Além de garantir a hidratação, beber bastante água também ajuda a aliviar a irritação na garganta. Para quem não tem o hábito de ingerir água com frequência, uma opção é recorrer às opções saborizadas.

“Basta adicionar folhinhas de hortelã, cascas de laranja ou limão, erva cidreira, gengibre, cravo ou canela, por exemplo”, ensina a nutricionista.

Outra importante fonte de hidratação são as frutas. Laranja, melancia e melão, por serem compostas basicamente de água, são as que mais têm efeito positivo no auxílio a hidratação. As frutas são ainda ricas em vitaminas e minerais, que colaboram para manter a hidratação, inclusive a da pele.

Cuidados com exercícios Físicos

Outra recomendação que ajuda a amenizar os efeitos da baixa umidade do ar e evitar a desidratação é alterar a rotina de exercícios. A ideia é evitar as atividades físicas em horários específicos, ou seja, entre as 9h e as 16h. Neste intervalo, a baixa umidade do ar costuma atingir o menor índice, previsto em 25% para esta semana.

“Quem gosta de fazer exercício ao ar livre deve dar preferência aos parques e proximidades de lagoas, por exemplo. A recomendação é evitar áreas mais poluídas”, recomenda o professor de educação física Nelson Thiago, também da Estácio de Sá.

Resumão: dicas para lidar com o tempo seco

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre após as 9h e antes das 16h.
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.
  • Buscar alimentos ricos em água, como frutas, e em enxofre, como alho e gengibre, sempre aliados à hidratação.
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação.
  • E o principal: aumentar o consumo de água!

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Nota foi divulgada no perfil oficial do Instagram do colégio (Reprodução, Meta)
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo