Com umidade abaixo dos 30% em MS, saiba como lidar com sintomas da desidratação
O tempo seco comum da estação é um problema conhecido dos sul-mato-grossenses, que utilizam vários truques para lidar com a incômoda secura: desde o uso de umidificadores de ar ao truque da bacia com água e a toalha molhada. Desde a última semana, porém, a população segue em alerta. Isso porque a baixa umidade do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O tempo seco comum da estação é um problema conhecido dos sul-mato-grossenses, que utilizam vários truques para lidar com a incômoda secura: desde o uso de umidificadores de ar ao truque da bacia com água e a toalha molhada.
Desde a última semana, porém, a população segue em alerta. Isso porque a baixa umidade do ar tem atingido índices alarmantes em todas as regiões do Estado, abaixo dos 30%, que é o índice que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera estado de alerta. O recomendado é de pelo 60% (veja infográfico).
Para esta semana, a umidade deve alcançar o índice de 25% pelo menos até quinta-feira (25), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Somente a partir desta data é que a previsão do tempo considera a possibilidade de chuvas isoladas, que podem amenizar a secura.
Contudo, até lá, é preciso cuidar da saúde e ficar alerta para sintomas da desidratação comum do tempo seco e, principalmente, para os riscos decorrentes do fenômeno. Nestas condições climáticas, é comum haver sangramento nasal
“Nesse período, é comum nos sentirmos mais cansados e indispostos. O ideal é dar preferência para refeições mais leves, com verduras, legumes, alimentos que tenham uma digestão mais fácil”, explica a professora Camila Morais, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Campo Grande. Segundo ela, apostar em alimentação balanceada e hidratação ajudam a amenizar os efeitos do clima seco no organismo.
Beba água e aposte no alho e no gengibre
Outra dica da nutricionista é consumir alimentos específicos que podem contribuir. Alimentos ricos em enxofre ajudam a descongestionar as vias respiratórias, pois evitam o muco provocado pela poluição. Aliado ao consumo de água, o enxofre torna mais fácil a eliminação deste muco nas vias respiratórias. Entre os alimentos que podem ser consumidos com esta finalidade, estão gengibre, cebola, alho, batata doce, salsinha e cebolinha.
Além de garantir a hidratação, beber bastante água também ajuda a aliviar a irritação na garganta. Para quem não tem o hábito de ingerir água com frequência, uma opção é recorrer às opções saborizadas.
“Basta adicionar folhinhas de hortelã, cascas de laranja ou limão, erva cidreira, gengibre, cravo ou canela, por exemplo”, ensina a nutricionista.
Outra importante fonte de hidratação são as frutas. Laranja, melancia e melão, por serem compostas basicamente de água, são as que mais têm efeito positivo no auxílio a hidratação. As frutas são ainda ricas em vitaminas e minerais, que colaboram para manter a hidratação, inclusive a da pele.
Cuidados com exercícios Físicos
Outra recomendação que ajuda a amenizar os efeitos da baixa umidade do ar e evitar a desidratação é alterar a rotina de exercícios. A ideia é evitar as atividades físicas em horários específicos, ou seja, entre as 9h e as 16h. Neste intervalo, a baixa umidade do ar costuma atingir o menor índice, previsto em 25% para esta semana.
“Quem gosta de fazer exercício ao ar livre deve dar preferência aos parques e proximidades de lagoas, por exemplo. A recomendação é evitar áreas mais poluídas”, recomenda o professor de educação física Nelson Thiago, também da Estácio de Sá.
Resumão: dicas para lidar com o tempo seco
- Evitar exercícios físicos ao ar livre após as 9h e antes das 16h.
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.
- Buscar alimentos ricos em água, como frutas, e em enxofre, como alho e gengibre, sempre aliados à hidratação.
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação.
- E o principal: aumentar o consumo de água!
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.