Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com redução de imposto, Azul estuda implementar voos em Ponta Porã

O Governo publicou na última semana um decreto sobre o programa Decola MS, que diminui a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene para empresas aéreas que aumentarem os voos turísticos no estado. Com a medida, a empresa Azul estuda voos em Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande. […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/Azul
Foto: Divulgação/Azul

O Governo publicou na última semana um decreto sobre o programa Decola MS, que diminui a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene para empresas aéreas que aumentarem os voos turísticos no estado. Com a medida, a empresa Azul estuda voos em , a 346 km de .

A empresa afirma que celebra a decisão do Governo do Estado reduzir a alíquota do imposto sobre o combustível para a atuação. Com isso, estuda realizar voos na fronteira de MS com o Paraguai. “A companhia ressalta que está avaliando novas oportunidades de incremento em rotas que já opera no estado e reafirma o desejo de atuar em uma nova cidade, que é o caso de Ponta Porã”, disse em nota.

De acordo com a Azul, Ponta Porã tem uma produção econômica relevante e é um importante polo regional, já que abrange uma das maiores cidades paraguaias. Além disso, a empresa diz que Ponta Porã tem um aeroporto que pode ser adequado para operação.

A Latam também considera o programa Decola MS como positivo. A empresa afirma que as reduções na alíquota do ICMS ajudam a manter a competitividade no setor aéreo.

O secretário estadual Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), ressalta que o anúncio já rendeu dois voos adicionais da Gol em Campo Grande.

Decola MS e o preço das passagens

Com o anúncio da redução do imposto para as empresas aéreas, muitos passageiros se perguntam se as vantagens chegarão ao consumidor. Afinal, as passagens podem ficar mais acessíveis? O ICMS atualmente representa 17% do valor do querosene no Estado. Com esse acordo, as companhias parceiras podem chegar a pagar a porcentagem mínima desse imposto aqui, de 1,41%.

Para a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o reflexo da redução da alíquota sobre o preço das passagens é possível, mas faz parte de um conjunto de fatores. A Associação explica que as tarifas aéreas oscilam por conta de inúmeros fatores, como a mudança nos custos do combustível, taxa de câmbio, oferta e demanda, antecedência da compra, data de embarque, dias da semana e horário de embarque, promoções, distância da rota, entre outros.

Entre todos os fatores, a ABEAR ressalta que que o câmbio afeta uma parcela de até 60% dos custos de uma companhia aérea brasileira. “Com destaque para o querosene de aviação, que sozinho representa um terço dos custos e tem valor muito superior à média internacional”, diz.

Conforme explicação da Associação, o mercado consumidor é bastante sensível a preços. Com novos voos e frequências, pode haver a geração de empregos e contratação de fornecedores, o que faz a economia local e nacional crescer, com as pessoas mais dispostas a viajar.

“Quando estes elementos se juntam, surge um ciclo virtuoso de reforço da demanda, de ampliação da oferta de transporte, de aumento da concorrência e consequente redução de preços”, justifica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MEC abre inscrições para prova que vai contratar professores em 35 cidade de MS

Com oportunidades para Capital e interior, Funtrab oferta 3,9 mil vagas em MS

Engavetamento deixa um caminhoneiro ferido na MS-306, em Costa Rica

camara projeto

Câmara encerra 1º semestre decidindo sobre veto a programa de combate a jogos de azar

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Riedel assina autorização para construção de casas às comunidades ribeirinhas

Últimas Notícias

Cotidiano

Nova variante com sintoma incomum causa alerta para aumento da Covid-19 em MS

A nova variante traz sintomas como rouquidão, falta de ar e perda de apetite

MidiaMAIS

Vai ficar em Campo Grande? Confira guia completo e gratuito para entreter a criançada nas férias 

Campo Grande conta com parques, praças, pontos turísticos e atividades de lazer e recreação para as crianças

Transparência

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Mais de 50% do custo do órgão é para custear os 'supersalários' dos membros em Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Bolsa Família inicia pagamentos de julho nesta semana; confira o calendário

Em julho, os pagamentos iniciam na próxima sexta-feira (18)