Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com frota vencida, Consórcio Guaicurus judicializa briga por concessão milionária

O Consórcio Guaicurus foi à Justiça para solicitar que perícia seja feita no contrato milionário de concessão do transporte público de Campo Grande. No pedido, o consórcio formado pelas quatro empresas que exploram o transporte coletivo com frota vencida afirma que opera “no limite de suas forças” e que várias questões precisam ser respondidas. A […]
Arquivo -
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa

O foi à Justiça para solicitar que perícia seja feita no contrato milionário de concessão do transporte público de . No pedido, o consórcio formado pelas quatro empresas que exploram o transporte coletivo com frota vencida afirma que opera “no limite de suas forças” e que várias questões precisam ser respondidas.

A ação para produção de prova antecipada foi ajuizada pelo consórcio na última sexta-feira (3). Responsável por julgar o processo, o juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 1ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, determinou que a Prefeitura de Campo Grande seja notificada a respeito da ação.

Na petição, o Consórcio, que tem ônibus vencidos e precisa trocar ao menos 50 veículos, alega que enfrenta dificuldades econômicas causadas, segundo o consórcio, por “desajustes/fatos novos ocorridos após o contrato”.

As empresas de ônibus afirmam, ainda, que pode haver “colapso do sistema de transporte público”. O consórcio diz que a prefeitura de Campo Grande tem tomado algumas medidas para atender as demandas das empresas, mas “muito ainda precisa ser feito”.

A perícia no contrato solicitada pelas empresas, precisa, conforme o pedido, responder algumas questões. Entre elas, diminuição no número de passageiros, aumento de gratuidade e queda da velocidade dos ônibus e aumento no tempo da viagem, aumento da concorrência de aplicativos e motos.

Alguns desses pontos, inclusive, foram citados pelo diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima, ao anunciar que novo contrato de transporte coletivo pode apresentar redução de frota em até 15%.

Outro ponto citado pelo consórcio, que deverá ser analisado na perícia em caso de determinação da Justiça, é o que prevê tarifa de ônibus ainda mais caro para o usuário que já enfrenta tarifa no valor de R$ 3,95.

“Se o reajuste anual da tarifa é suficiente ou não para se obter o adequado equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão”, afirma o consórcio na petição.

Ainda de acordo com as empresas, com as conclusões da perícia, seria possível ajustar o contrato. O Consórcio Guaicurus cita que com as adequações ‘amigáveis’, o que eles consideram como ‘problemas’ poderiam ser evitados. A possibilidade de multa anunciada pela (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) em razão da frota vencida dos ônibus é citada como um dos ‘problemas’.

Apesar da determinação do juiz Marcelo Andrade para notificação da prefeitura a respeito da ação, o município ainda não foi oficialmente citado. O diretor-presidente da Agereg, Vinícius Leite afirmou ao Jornal Midiamax que só vai comentar o pedido de perícia após notificação da Justiça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro