Pular para o conteúdo
Cotidiano

CCZ realiza blitz para conscientizar motoristas sobre abandono de animais

Em alusão a campanha Dezembro Verde, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal) de Campo Grande, realiza nesta quinta-feira (5) uma blitz educativa para chamar a atenção da comunidade sobre o aumento dos casos de abandono de animais. A ação será a partir das 8h30 no cruzamento da avenida Afonso Pena com […]
Arquivo -

Em alusão a campanha Dezembro Verde, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal) de , realiza nesta quinta-feira (5) uma blitz educativa para chamar a atenção da comunidade sobre o aumento dos casos de abandono de animais. A ação será a partir das 8h30 no cruzamento da avenida Afonso Pena com as ruas 14 de Julho e 13 de Maio.

Problema recorrente, o abandono de animais é crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal a pena é aumentada em um sexto a um terço.

Em Campo Grande, não há números oficiais, segundo o CCZ, sobre animais vivendo em situação de rua, no entanto o centro recebe uma média de 200 a 250 animais por mês, mas nem todos são vítimas de abandono, considerando que animais perdidos também são encaminhados ao órgão.

Estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que, no Brasil são 55,2 milhões de cães e 22 milhões gatos. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas no Brasil, destes 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.

Alguns desses animais já nascem sem donos, filhotes de animais que já estavam nas ruas. Entretanto, alguns são abandonados por pessoas que adotaram ou compraram e alguns desses animais não possuem um lar definitivo, por isso são chamados de animais em situação de rua.

Ainda visando conscientizar a população sobre a prática de abandono animal, o CCZ realizará durante todo o mês de dezembro palestras em escolas públicas, blitz e ações de conscientização, com uso de material informativo, como cartazes e panfletos, além de atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Além disso, no sábado (7), das 09h às 16h, será promovida uma ação na sede do CCZ, localizada na avenida Filinto Muller, 1601, Vila Ipiranga, com adoção de cães e gatos, distribuição de brindes e atividades infantis.

Dezembro verde  

Em Mato Grosso do Sul, a campanha Dezembro Verde foi instituída através de Lei de autoria do deputado e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população de que o abandono é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Motorista bate em carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Últimas Notícias

Esportes

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Na próxima rodada, o Santos recebe o Internacional em busca da recuperação

Emprego e Concurso

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Aulas serão virtuais, de segunda a sexta-feira

Esportes

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Com o resultado, o time vascaíno soma 14 pontos, bem perto da zona de rebaixamento

Política

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Prefeito eleito tomará posse em agosto