Capital tem déficit de 300 médicos, aponta presidente do Conselho de Saúde
O déficit de médicos na rede municipal de Campo Grande é de pelo menos 300 profissionais. A informação é do presidente do Conselho de Saúde do Distrito Norte, que nesta tarde participa da apresentação do balanço das contas da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), na Câmara de Vereadores. Segundo o presidente do conselho, Caio […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O déficit de médicos na rede municipal de Campo Grande é de pelo menos 300 profissionais. A informação é do presidente do Conselho de Saúde do Distrito Norte, que nesta tarde participa da apresentação do balanço das contas da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), na Câmara de Vereadores.
Segundo o presidente do conselho, Caio Aguirre, a maior deficiência está na atenção básica onde há falta de 250 profissionais. Eles deveriam atuar nos atendimentos preventivos, orientando a população e até evitando a ocorrência de algumas enfermidades.
“Sempre nos falam que o problema é o salário, mas o salário é o terceiro melhor do País. Então temos que saber porque esses médicos estão se candidatando, participando da seleção e não estão assumindo os seus cargos”, pontuou Aguirre.
De acordo com ele, a Sesau abriu três chamadas para preencher essas vagas, mas não conseguiu dar sequência às contratações devido à ausência de mão-de-obra.
Tendência
Para o secretário de Saúde do município, Marcelo Vilela, o problema não ocorre somente em Campo Grande, mas é nacional. Ele relatou que nas seleções do Mais Médicos, por exemplo, profissionais fazem o cadastro e até comparecem ao processo, mas não assumem os cargos. “A atividade pública não atrai a categoria”, lamentou. Em resposta ao déficit apontado por Aguirre, o secretário não questionou os números, mas enfatizou que na sua contagem há falta de 24 médicos na atenção primária, 20 na odontologia e 100 profissionais em outras áreas da rede municipal de atendimento.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Em Cassilândia, homem é procurado por ameaça e tentativa de homicídio
O serviço ambulatorial encaminhou a vítima até a Santa Casa para atendimento
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.