A partir do dia 9 de dezembro os estudantes da UFMS poderão realizar o cadastramento ou recadastramento do . A inovação é que todos os processos agora serão realizados online.

Os estudantes deverão acessar o site passe.capital.ms.gov.br para preencher, imprimir e assinar o protocolo do Passe do Estudante e enviar para a Divisão de Assistência ao Estudante (Diase) pelo Sistema de Seleção. Não será mais necessário a entrega presencial dos documentos e do cartão, é preciso apenas acompanhar o Sistema de Seleção para verificar se o documento foi aceito ou não.

A UFMS irá conferir se os dados de endereço estão corretos e de acordo com os dados cadastrados no Sistema Acadêmico (Siscad). Logo, os dados pessoais dos estudantes devem estar atualizados no Siscad.

O cadastramento é voltado para a primeira solicitação ou para quem necessita de uma segunda via do cartão. Já o recadastramento é para os acadêmicos que já possuem o Passe do Estudante. Tanto para fazer o cadastramento quanto para fazer o recadastramento, é necessário preencher e imprimir o Protocolo do Passe. Para obter o benefício, agora é obrigatório o estudante ter seu próprio CPF e foto digital.

O benefício é válido para o município de e destinado apenas aos estudantes de graduação que estiverem devidamente matriculados e que morem a uma distância igual ou superior a dois quilômetros da Cidade Universitária.

Dúvidas podem ser sanadas no link proaes.ufms.br/passe ou contatando a Divisão de Assistência ao Estudante.

No site passe.capital.ms.gov.br ou no aplicativo Peg Fácil, o estudante informará o número do seu CPF e enviará uma foto de acordo com os critérios solicitados. Após a confirmação do recebimento de sua foto, o estudante poderá dar início ao preenchimento do cadastro.

Os critérios solicitados são que, na foto, o aluno não pode estar utilizando óculos escuros, boné, boina, chapéu ou outros adornos que impeçam sua perfeita identificação; a foto deve ser frontal ao rosto e a resolução mínima de 350 DPI, com fundo branco.

Caso a foto não atenda às exigências previstas, ela não será aceita e o estudante deverá refazer o processo.