O bloqueio na estrada Bioceânica, distante 600 quilômetros da fronteira entre a e , está afetando o fluxo de passageiros na cidade sul-mato-grossense, segundo a Prefeitura do município.

Aproximadamente 2 mil pessoas bloqueiam o tráfego no local, pedindo a saída da presidente autodeclarada Jeanine Añez, e querem que o ex-presidente, atualmente exilado no México, Evo Morales volte e escolha o interino que ocupará o cargo até a nova eleição que deve acontecer em janeiro de 2020.

Segundo o prefeito Marcelo Iunes, o fluxo de passageiros entre Corumbá e Santa Cruz de La Sierra, além das importações e exportações que são realizadas pela estrada Bioceânica.

Além disso, Iunes diz que a população dessas cidades bolivianas acaba ficando mais dependentes do comércio e dos serviços de Corumbá.

Bloqueio

De acordo com o site Diário Corumbaense, a estrada liga as cidades bolivianas de Puerto QUijarro e Puerto Suárez à Santa Cruz de La Sierra e as saídas de ônibus de viagens no Terminal Bimodal de Santa Cruz, como de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, segundo a presidente do Comitê Cívico Feminino de Quijarro, Rosário Hurtado de Gallardo, estão suspensas.

O ponto de bloqueio está localizado a 500 metros do cruzamento da estrada que liga Santa Cruz a Beni e Concepción e, segundo o executivo da Central Única de Trabalhadores Campesinos de Concepción Simeón Álvarez, eles não saírão do local até que a presidente autoproclamada, Jeanine Añez renuncie e Evo Morales volte e defina um interino.

Vale destacar que com o tráfego interrompido, os veículos que usavam a estrada Bioceânica para desviar de bloqueios em San Julián e Cuatro Cañadas não podem seguir até Santa Cruz onde também estão suspensas as saídas de ônibus do Terminal Bimodal para Chiquitania, San José, Roboré e Puerto Quijarro. Da mesma forma, não há viagens para o interior do país, com exceção de Yacuiba, onde a rota permanece funcionando.