Os moradores do Jardim Paradiso ainda sofrem com os prejuízos causados pela chuva dos últimos dias após enxurrada arrastar asfalto nas ruas Carlota de Almeida de Lemos e Ângela Abdulahad.

Na mesma região, no cruzamento das ruas Olário de Oliveira França e Três Marias, a população denunciou que uma “barreira de contenção” feita de aterro foi construída para impedir o escoamento natural da água da chuva e acaba “ajudando” que mais danos aconteçam nas ruas do bairro.

Morando bem em frente a barreira, Maria da Silva Lescano, de 62 anos, conta que a “mureta”, construída no final da Rua Olário de Oliveira França, foi a mando de moradores do Condomínio Setvillage.

“Direto eles mandam trator vir fazer esse monte de terra aqui na frente e quando chove, não tem para onde a água sair porque eles fizeram essa mureta aí justamente para a água não descer na rua deles. Agora [a barreira] está baixa, porque choveu ontem, mas deixa a chuva parar para ver se eles não vem e fazem de novo. Agora fica esse chiqueiro aqui na frente”, disse Maria ao Jornal Midiamax.

A surpresa é que, em registro do Google Street View de 2015, o mesmo endereço aparece com trecho asfaltado e sem nenhuma barreira de terra.

Barreira impede escoamento de água e deixa moradores com ‘chiqueiro’ em frente de casa
Foto: Reprodução Street View

Outro morador, Pedro Daniel Siqueira, contou a reportagem que a barreira de contenção acaba beneficiando o condomínio e fazendo com que a água da chuva desça com mais força em outras ruas ao redor. “Às vezes pode até ter colaborado para arrancar o asfalto nas ruas aqui, porque como não tem para onde a água ir, ela desce mais forte nas ruas de baixo”, contou.

A reportagem foi até o condomínio e foi informada que a barreira de contenção teria, supostamente, sido autorizada pela Prefeitura Municipal. No entanto, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) negou que tenha autorizado a intervenção na via.

Conforme a assessoria de imprensa da Sisep, uma equipe será encaminhada ao local nesta quarta-feira (13) para retirar a barreira de aterro da rua e demais manutenções na rua poderá ser feito apenas quando período de chuvas cessar.