Com as chuvas que atingiram na terça-feira (26) o asfalto da rua Carlota Almeida de Lemos ficou praticamente destruído por conta da força da enxurrada. A água da na rua inclinada trouxe o asfalto abaixo e o local pode ter que ser recapeado do ‘zero'. Casas e comércios do bairro também sofreram com os estragos causados pelo .

Sisep pode ter que reconstruir asfalto arrastado pela enxurrada no Jardim Paradiso
Trabalhadores fazem limpeza do local. (Foto: Marcos Ermínio)

A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) já está trabalhando na manhã desta quarta-feira (27) para retirar os restos de asfalto que sobraram na pista. Conforme funcionário que estava no local, a Secretaria pode ter que construir o asfalto do zero na rua. O Secretário de Infraestrutura, Rudi Fiorese, explica que ainda é preciso fazer a limpeza da rua para analisar quais medidas podem ser tomadas. Entretanto, já é possível dizer que alguns trechos precisarão ser refeitos.

“A gente tem que terminar de fazer a limpeza para analisar a dimensão do estrago. Vamos corrigir o que puder, mas visitamos o bairro ontem e realmente a impressão que dá é que em alguns trechos é que vai ter que ser refeito a base e a capa do asfalto. É uma obra executada há muito tempo, foi um empreendimento privado, feito por um loteador”, explica.

Sisep pode ter que reconstruir asfalto arrastado pela enxurrada no Jardim Paradiso
Chuva arrastou carros na rua Frutuoso Barbosa. (Foto: leitor/WhatsApp Midiamax)

Alagamentos

Além da forte enxurrada que destruiu o asfalto no Jardim Paradiso, algumas casas e comércios foram invadidos pela água nesta terça-feira (26). Moradores temem novas chuvas e alguns planejam se mudar para outra região.

A dona de casa Taiane Tonhato, de 25 anos, mora no bairro há apenas dois meses com o esposo e os dois filhos. Mesmo em um curto espaço de tempo, ela já pensa em se mudar, já que os vizinhos contaram que os estragos causados pela chuva no bairro são recorrentes. “Chega a ser constrangedor essa situação. Conversei com os vizinhos e dizem que sempre que chove isso acontece”.

Sisep pode ter que reconstruir asfalto arrastado pela enxurrada no Jardim Paradiso
Padaria foi invadida pela lama. (Foto: Leitor/ WhatsApp Midiamax)

A costureira Selma Fernandes, de 65 anos, foi uma das primeiras moradoras do Jardim Paradiso e está no bairro há 20 anos. Ela conta que até fez uma mureta na frente de casa para impedir que a água entre. A moradora sabe que não é certo, mas afirma que foi a única maneira de parar a força da enxurrada. “Sempre que chove fica desse jeito. Falam que vão resolver e nunca resolvem. A gestão do prefeito já passou por aqui e viu a situação”, reclama. Ela conta que dois moradores da região tiveram a casa alagada durante a chuva da terça-feira (26).

Próximo à rua Carlota de Almeida Lemos, a rua Frutuoso Barbosa também foi alvo de enxurradas. O comerciante Keider Rodrigues, de 37 anos, teve sua padaria invadida durante a chuva na tarde da terça-feira (26). Segundo ele, a força da água foi maior do que o normal e esta foi a primeira vez que a padaria foi atingida. “Perdi o meu freezer, que queimou. Tive que fazer um rombo na parece para que a água escorresse e também posicionei sacos de farinha para barrar a entrada de mais água. Calculo que tive pelo menos R$ 1,5 mil de prejuízo”.

Sisep pode ter que reconstruir asfalto arrastado pela enxurrada no Jardim Paradiso
Comerciante abriu buraco na parede para que água pudesse sair. (Foto: Marcos Ermínio)

Na mesma rua, uma gráfica também foi invadida pela lama. Moradores apontam que o Jardim Paradiso foi o bairro mais prejudicado com a tempestade na Capital. Uma moradora, que não se identificou, conta que teve a casa alagada e teve que se abrigar na casa de um sobrinho. Segundo ela, todos estão assustados e não sabem o que esperar com as chuvas. “Quero mudar de imediatamente, tenho medo de acontecer algo mais grave”.