Após rompimento parcial, barragem do Rio Paraguai passa por vistoria nesta quarta

Nesta quarta-feira (30) equipes da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) e da Coordenadoria da Defesa Civil Estadual irão realizar uma vistoria na parede de contenção do Rio Paraguai, em Porto Murtinho, a 454 quilômetros de Campo Grande. Uma parte do muro desabou por volta das 17h da segunda-feira (28), em trecho onde o Rio Paraguai […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Erosão na margem do rio Paraguai
Erosão na margem do rio Paraguai

Nesta quarta-feira (30) equipes da (Agência Estadual de Empreendimentos) e da Coordenadoria da Estadual irão realizar uma vistoria na parede de contenção do Rio , em , a 454 quilômetros de Campo Grande.

Uma parte do muro desabou por volta das 17h da segunda-feira (28), em trecho onde o Rio Paraguai é mais profundo.  A gravidade do desmoronamento existe principalmente porque as estacas que seguravam parte do barranco também cederam, junto às placas de concreto. Com isso, caso o nível do rio estivesse mais alto, a situação poderia ter sido catastrófica. O dique de contenção, porém, não foi afetado.

Na vistoria, os técnicos farão um diagnóstico para verificar as causas do desabamento para corrigir o problema. E caberá ao Município decidir uma eventual decretação de emergência.

De acordo com a Defesa Civil, a parte que desabou era usada pela população como espaço de lazer, para a prática de caminhada e pesca. Por medidas de segurança, o local foi interditado. O nível de água está baixo, em 2,7 metros, o que diminui os riscos.

 

Conteúdos relacionados

santinhos em via pú