Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pressionado por protestos, Governo promete contraproposta sobre Cota Zero

Depois da manifestação de cerca de 200 pescadores e comerciantes no dia 12 deste mês, que foram à governadoria e depois na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para protestar contra a Cota Zero, previsto para entrar em vigor em fevereiro de 2020, os manifestantes conseguiram uma reunião com o governo estadual no […]
Arquivo -
Manifestantes amanheceram em frente à governadoria
Manifestantes amanheceram em frente à governadoria

Depois da manifestação de cerca de 200 pescadores e comerciantes no dia 12 deste mês, que foram à governadoria e depois na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para protestar contra a Cota Zero, previsto para entrar em vigor em fevereiro de 2020, os manifestantes conseguiram uma reunião com o governo estadual no mesmo dia e tiveram a promessa de uma contraproposta com possíveis mudanças no decreto, até o dia 20 de dezembro.

O porta voz dos manifestantes, deputado (PT), participou da reunião e informou ao Jornal Midiamax que o secretário de Governo, Eduardo Riedel, definiu apresentar uma contraproposta sobre o Cota Zero. “Seria de alteração do decreto, principalmente as medidas e possivelmente deixar algumas espécies fora da Cota Zero”, afirmou. 

Segundo Almi, o governo está resistindo. “Há uma pressão muito forte da amadora para mudar o decreto. No Mato Grosso, tramita um projeto dessa natureza e era para votar este ano, mas ficou para 2020. Aos poucos, nós temos avançado do ponto de vista de convencer o governo a alterar o decreto”.

Por fim, o deputado afirma que se os pescadores conseguirem uma alteração, será uma grande vitória. “Principalmente na questão do tamanho das medidas”.

Manifestação

No dia da manifestação, os pescadores e comerciantes amanheceram em frente à governadoria e depois seguiram para a Casa de Leis. Eles afirmam que o governo não ouviu o setor antes de determinar o decreto Cota Zero e temem  a limitação da pesca afeta a renda de quem vive da atividade e ainda diz que a pesca esportiva ‘machuca’ os peixes.

Recomendação do MPF

O MPF recomendou que o Governo do Estado suspenda temporariamente o Cota Zero e crie um novo texto. O texto mantém a cota de 5 kg de pescado para serem levados pelos pescadores não-profissionais e aumenta as medidas mínimas para captura de exemplares.

Conforme o MPF, o novo texto deve ser feito por um grupo que confira transparência ao debate e conte com a participação direta da população e dos grupos diretamente afetados pela Lei. Além disso, o MPF recomenda que se faça pesquisas e levantamentos de dados técnicos que subsidiem um resultado mais efetivo, tanto ambiental quanto socialmente, primando pela sustentabilidade.

Na recomendação, o MPF destaca que as medidas adotadas impactam a atividade dos pescadores profissionais artesanais e podem torná-los vulneráveis. “Tendo em vista a forte dependência econômica existente em relação à atividade pesqueira”, diz Ministério.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro moraes

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu o ‘Bruto’? Cãozinho que é alegria do pequeno Nicolas some no Zé Pereira

A família suspeita que um motoqueiro tenha levado o animal

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia