Com protestos após eleição, Bolívia deve fechar fronteira em Corumbá nesta quarta
A fronteira do Brasil com a Bolívia, em Corumbá, a 425 km de Campo Grande, deve ser fechada a partir de quarta-feira (23) após confusão nas eleições bolivianas. Informações preliminares apuradas pela reportagem relataram que manifestantes bolivianos articulam fechar a fronteira como forma de protesto às eleições presidenciais no país vizinho, que estão sob suspeita […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A fronteira do Brasil com a Bolívia, em Corumbá, a 425 km de Campo Grande, deve ser fechada a partir de quarta-feira (23) após confusão nas eleições bolivianas. Informações preliminares apuradas pela reportagem relataram que manifestantes bolivianos articulam fechar a fronteira como forma de protesto às eleições presidenciais no país vizinho, que estão sob suspeita de fraude.
Até o momento, nenhuma autoridade brasileira confirmou o protesto. Porém, fontes ouvidas pela reportagem confirmaram articulação para que, nas proximidades do posto de identificação da PF (Polícia Federal), bolivianos impeçam o trânsito de veículos. Desta forma, a travessia entre os países ocorreria apenas a pé.
Conforme apuração do jornal Diário Corumbaense, os líderes dos comitês cívicos da Província de German Busch decidiram há pouco, em reunião na cidade de Puerto Quijarro, que a fronteira vai fechar a partir de 0h de quarta-feira (23).
Os resultados parciais das eleições na Bolívia geraram incerteza e tensão no país após pausa na contagem, que dá vitória a Evo Morales. De acordo com os resultados parciais, com 83,7% dos votos contados, Morales lidera o pleito com 45,28%.
Vale recordar que Morales governou a Bolívia entre 2003 e 2005. Ele teve permissão para concorrer às eleições apesar de violação de constituição boliviana, que só permite uma reeleição. O candidato da oposição acusa o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de ocultar resultados eleitorais e pede uma mobilização nacional. Já houve conflito em Oruro, Cochabamba e La Paz.
Em julho deste ano, a fronteira em Corumbá já foi fechada em protesto à reeleição de Evo Morales. Na ocasião só era possível transitar entre os dois países a pé. Comerciantes bolivianos que vendem produtos em Corumbá tiveram prejuízo, já que não podiam cruzar a fronteira com os veículos.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Homem vai visitar filho, mas sofre soco na boca e quase leva pedradas de companheiro da ex
Mulher e autor da agressão estariam com sinais de embriaguez
Homem é esfaqueado nas costas por desconhecido no Jardim Centro-Oeste
Vítima estava bebendo na frente da casa da sogra quando sofreu a facada
“Ainda Estou Aqui” perde para concorrente com filme de romance adaptado
Fernanda Torres ainda concorre ao prêmio de melhor atriz de filme de drama
Motorista bêbado bate em placa de sinalização e acaba preso no Jardim Tijuca
Condutor dirigia em zigue-zague e subiu em cima do canteiro de avenida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.