Depois de 26 anos de espera, os moradores do bairro Dom Antônio Barbosa enfim podem comemorar a chegada de uma unidade de saúde para atendimento médico e odontológico. A USF (Unidade de Saúde de Família) Dr. Evandro Maciel de Arruda foi levantada do zero e a obra levou seis meses para ser concluída. O projeto foi orçado em R$ 1 milhão e também contou com parceria de empresas privadas.

A unidade tem uma equipe completa com quase 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e odontólogos. Também há uma farmácia disponível na unidade. O secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, comenta que a unidade é um exemplo a ser seguido.

“Nossa gestão melhorou muito. Nosso papel é melhorar ainda mais. Este USF é um dos exemplos de que a gente está tentando fazer novas parcerias privadas para melhorar ainda mais os serviços de saúde”, frisa.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) também esteve presente na inauguração e relacionou a USF com a intenção de criar um condomínio de habitação popular no centro da cidade, no antigo Hotel Campo Grande. O prefeito aponta que quando são criadas unidades habitacionais longe do centro da cidade, como é o caso de bairros como o Dom Antônio, a Prefeitura precisa construir novos equipamentos públicos, enquanto que no centro estes locais de atendimento já existem. “Há 26 anos, as pessoas ficavam doentes [no Dom Antônio] e precisavam andar 10 km com o filho no colo para ser atendido em uma unidade de saúde”, diz.