Os alunos de curso de formação da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) protestaram pela nomeação para os cargos. O ato, realizado em frente ao MPF (Ministério Público Federal) em , na avenida Afonso Pena, vendeu garrafas de água no semáforo, para arrecadar alimentos às famílias de alunos que passam por dificuldades.

Os alunos contam que terminaram o curso de formação em dezembro de 2018 e a nomeação deveria acontecer em janeiro, mas até agora nada. Diego Aranda é representante da categoria e afirma que o dinheiro será revertido para as famílias, já que, como o curso pedia dedicação exclusiva, muitos não têm emprego.

O representante dos alunos estima que tenham sido arrecadados cerca de 500 reais e ao final do ato, os alunos estenderam faixas no local e entregaram panfletos para explicar a situação da categoria. “Vai ser necessário novos atos de arrecadação, não há uma data para nomeação”, diz.

O presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS) André Luiz Garcia Santiago, afirma que a categoria foi comovida pelo problema das famílias e decidiu participar do ato. Ele alertou sobre a falta de efetivo do sistema penitenciário e acredita que quadro deve agravar com a inauguração de novas unidades prisionais. “A defasagem ficou maior ainda no sistema penitenciário”.

Nomeação

O concurso público foi realizado em 2016, tendo o primeiro chamamento ocorrido no ano de 2018. Posteriormente a nomeação, houve abertura de pelo menos 500 novas vagas para a Agepen e o curso de formação começou no mês de outubro do ano passado.

Finalizado em dezembro do ano passado e com a expectativa de nomeação dos aprovados no mês de janeiro deste ano. Porém, até o momento, os alunos ainda aguardam a nomeação.