Das 8h às 16 deste sábado (19) a (Secretaria Municipal de Saúde) realiza a ação de combate e prevenção à sífilis na na Praça Ary Coelho, em Campo Grande.

Na ocasião o IST/AIDS (Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis) estará realizando testes de detecção da doença, além de exames de HIV e hepatite C.  Além disso, as pessoas que passarem pela praça durante o dia receberão orientações de prevenção, material educativo e preservativos.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU, Veruska Lahdo, explica que a forma mais segura de se proteger da transmissão da sífilis é usar camisinha na relação sexual.

“A sífilis é transmitida por uma bactéria e tem três fases de desenvolvimento, podendo inicialmente não apresentar sintomas. Se não for tratada, no entanto, pode comprometer vários órgãos, como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso”,reforça.

É importante ressaltar que sífilis tem cura e pode também ser transmitida através do compartilhamento de agulhas ou seringas ou da mãe infectada para o bebê, durante a ou no parto, nesse caso chamada de sífilis congênita, que pode causar aborto, má-formação do feto e até a morte do bebê.