A ação Cidade Limpa acontecerá nesta segunda-feira (09) no bairro Caiçara, de . No local, serão recolhidos materiais inservíveis de grande volume, ou seja, aqueles que não são mais utilizados.  As atividades acontecerão durante toda a semana e são um aliado no combate ao Aedes aegypti.

Serão recolhidos sofás, geladeiras, computadores velhos, máquinas de lavar e armários de ferro, além de diversos aparelhos eletrônicos e móveis de grande volume que não têm mais serventia. Todos esses materiais são potenciais criadouros do mosquito. Materiais como entulho, podas de árvores, lixo doméstico, carcaça de animais mortos e pneus não estão na lista daqueles que serão depositados no ecoponto.

Nesse primeiro dia da ação será feita uma força-tarega na região: agentes comunitários vizinhos também estarão no bairro para ajudar no recolhimento desses objetos. Nos demais dias o ponto de coleta vai acontecer na rua Aniceto da Costa Rondon, na praça onde existe um campo de futebol.

O Cidade Limpa acontecerá até sexta-feira, período em que o ecoponto ficará instalado no bairro. O recolhimento feito pelos agentes comunitários só acontecerá no primeiro dia, quando terá uma grande mobilização; nos demais, a responsabilidade de recolher os materiais inservíveis é da população que mora na região.

A ação faz parte das estratégias que estão sendo adotadas pela prefeitura para controlar os índices das doenças provocadas pelo mosquito. Este ano a Capital enfrentou uma epidemia de dengue com pico de mais de 9 mil somente em um mês. Com retorno das chuvas, também é preciso intensificar as ações.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Agência Municipal de e Planejamento Urbano (Planurb) e conta com o apoio da e Solurb.