VÍDEO: Guarda Civil Metropolitano é flagrado empunhando arma sem seguir procedimento de segurança

Um Guarda Civil Metropolitano (GCM) de Campo Grande foi flagrado em vídeo empunhando arma de fogo sem seguir o protocolo de segurança de armamento letal da corporação. As imagens trazem o GCM no banco do passageiro de uma viatura descansando o braço, com a arma em punho, na janela da porta. De acordo com o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um Guarda Civil Metropolitano (GCM) de Campo Grande foi flagrado em vídeo empunhando arma de fogo sem seguir o protocolo de segurança de armamento letal da corporação. As imagens trazem o GCM no banco do passageiro de uma viatura descansando o braço, com a arma em punho, na janela da porta.

De acordo com o leitor que flagrou o ato, o caso ocorreu na quarta-feira da semana passada (19), em trecho da Avenida Mato Grosso, na esquina com a Rua Arthur Jorge.

“Esta conduta não é admitida em momento algum, ele pode colocar em risco a vida de terceiros e podendo ter sua arma roubada por qualquer transeunte”, declara o leitor, que preferiu não ser identificado.

Em resposta, Hudson Bonfim, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, afirmou que a medida adotada pelo servidor é o procedimento padrão para situações em que a viatura está em deslocamento para atendimentos de emergência, o que segundo ele, era o caso no momento em que o vídeo foi feito.

“Não há nada de ilegal. O procedimento repassado é este: dedo fora do gatilho e controle do cano da arma, exatamente como o agente fez”, explica.

De acordo com Hudson, a equipe flagrada pelo leitor seguia para atender ocorrência de assalto em uma conveniência no Centro. “Inclusive, os autores do roubo estavam presos e armados, por isso a necessidade de o guarda estar preparado e posicionado”, finalizou.

A reportagem buscou contato com a assessoria de imprensa da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que afirmou que a corregedoria da Sedes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) vai apurar o caso.

“A atitude flagrada pelas imagens não condizem com as técnicas de uso armamento letal aplicados aos Guardas Civis Metropolitanos. Comprovada a irregularidade será aplicada a sanção disciplinar prevista em lei”, traz a nota.

 

*Matéria editada às 1557 para acréscimo de informações. 

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Conteúdos relacionados

calor
receita
jiboia