Os 18 ônibus ‘sanfonados’ do Consórcio Guaicurus ainda não deixaram de circular, mas o anúncio de que o consórcio já recebeu autorização para retirá-los das ruas, deixou alguns usuários do transporte coletivo preocupados.

A aposentada Jo Benete Neto ficou animada com a nova frota que vai entrar em circulação, mas revoltada com a notícia de que os articulados seriam retirados. “É uma pouca vergonha o que estão fazendo com a população.”

A linha 087, que faz o trajeto terminal Guaicurus e General Osório deve ser uma das afetadas com a mudança. O carro da usuária do transporte Mary Terena de 40 anos está quebrado e quando ela precisou do serviço, percebeu o quanto essa linha lotava. “vão atrapalhar toda a população, principalmente em horário de pico”, relata. Por outro lado, o aposentado Airton Lucena aprova a mudança. “os articulados são velhos e barulhentos. Isso é bom porque vão renovando a frota.

O motorista de uma das linhas, que prefere não ser identificado, relata que está preocupado com a mudança. “cabe à população cobrar, mas colocar ônibus convencionais ao invés dos articulados vai dar a impressão que estão mais lotados do que o normal.”

De acordo com o diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende Filho, os 20 novos ônibus convencionais, que chegaram à Capital na semana passada, após as empresas deixarem em circulação diversos ônibus com a data de validade vencida, não serão adicionados à frota, mas sim substituir os 18 articulados pelas ruas da Capital.