Cotidiano

Um mês após anúncio de novos ônibus, Campo Grande ainda tem 16 veículos velhos nas ruas

Os 20 novos ônibus anunciados há um mês ainda não começaram a circular no transporte público em Campo Grande. Sem previsão para ‘renovar’ a frota, passageiros ainda estão andando em veículos que já deveriam estar fora de circulação. Em fevereiro, o Jornal Midiamax teve acesso a documentos que mostraram que 26 ônibus que deveriam ter saído de circulação […]

Mariane Chianezi Publicado em 06/09/2018, às 14h22 - Atualizado às 19h22

Em fevereiro, o Jornal Midiamax flagrou ao menos quatro veículos vencidos no Terminal Morenão | Foto: Arquivo Midiamax
Em fevereiro, o Jornal Midiamax flagrou ao menos quatro veículos vencidos no Terminal Morenão | Foto: Arquivo Midiamax - Em fevereiro, o Jornal Midiamax flagrou ao menos quatro veículos vencidos no Terminal Morenão | Foto: Arquivo Midiamax

Os 20 novos ônibus anunciados há um mês ainda não começaram a circular no transporte público em Campo Grande. Sem previsão para ‘renovar’ a frota, passageiros ainda estão andando em veículos que já deveriam estar fora de circulação.

Em fevereiro, o Jornal Midiamax teve acesso a documentos que mostraram que 26 ônibus que deveriam ter saído de circulação em 2017 ainda eram usados na frota.

Sete meses depois, apenas 10 ônibus dessa frota ‘vencida’ foram retirados das ruas, permanecendo ainda 16 veículos. O Consórcio Guaicurus não confirmou o número.

A frota se torna ‘vendida’ a partir de 10 anos de uso, conforme prevê concessão entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio. O prazo de validade é ampliado para 15 anos os veículos articulados e BRTs.

Um mês após anúncio de novos ônibus, Campo Grande ainda tem 16 veículos velhos nas ruas
Foto: Arquivo Midiamax

De acordo com fonte extraoficial, os veículos vencidos que ainda seguem em circulação são da Jaguar, identificados com os prefixos: 1033, 1034, 1035, 1036, 1037, 1038, 1040, 1041, 1042, 1044, 1046, 1047, 1246, 1247 e 1248, 1250.

Em fevereiro, a reportagem do Midiamax foi até o Terminal Morenão e flagrou ao menos quatro veículos vencidos estacionados aos redores do local que entrariam em circulação no horário de pico. Sete meses depois, três desses ônibus flagrados ainda seguem rodando.

Atualmente, a frota do consórcio é de 598 veículos, sendo três com ar condicionado e cinco climatizados. Desta forma, 16 ônibus estão vencidos e 33 veículos vencerão este ano.

Segundo a página ‘Ligados no Transporte’, 33 ônibus vencerão neste ano, sendo 13 veículos da Jaguar, 8 da Viação Campo Grande e 13 da Viação Cidade Morena. Apenas a Viação São Francisco estaria com frota renovada.

Novos ônibus

No mês de agosto, o Consórcio Guaicurus anunciou que 20 novos ônibus deveriam começar a circular na Capital, sendo 10 com ar condicionado.

Em nota, a assessoria do consórcio confirmou que os novos veículos ainda não estão em operação devido à documentação necessária não estar pronta, e que esses veículos mais antigos serão substituídos. No entanto, ainda não foram liberados.

Os novos ônibus serão distribuídos conforme a necessidade de reforço na linha dos itinerários.

Jornal Midiamax