Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa está habilitada para realizar transplantes renais por mais quatro anos

Assessoria A partir desta segunda-feira (13) a Santa Casa de Campo Grande renova sua habilitação para a realização das atividades de transplante renal. A cada dois anos o hospital precisa atender aos critérios estabelecidos pelas portarias regulamentares exigidas como alvará sanitário, composição da equipe qualificada e as comprovações de serviços essenciais para o funcionamento...
Arquivo -

Assessoria

A partir desta segunda-feira (13) a Santa Casa de renova sua habilitação para a realização das atividades de transplante renal. A cada dois anos o hospital precisa atender aos critérios estabelecidos pelas portarias regulamentares exigidas como alvará sanitário, composição da equipe qualificada e as comprovações de serviços essenciais para o funcionamento dos transplantes renais para efetivação do serviço perante o Ministério da Saúde.

Os critérios que habilitam o hospital estão relacionados à instituição e qualificação profissional dos médicos cumprindo os protocolos e realizando treinamentos da equipe multiprofissional que atuam neste serviço. Por ser o maior hospital do Estado a Santa Casa torna-se apta a realizar transplante de órgãos e ser referência nessa especialidade buscando qualidade e excelência nos números de atendimentos e, consequentemente, na vida do paciente renal crônico, deixando-o “livre” das máquinas de hemodiálise.

Desde maio de 2017 o hospital passou a ser a sede da OPO (Organização de Procura de Órgãos) tornando-se referência nos processos de captação de órgãos e tecidos para transplante, aumentando os números de doadores nos últimos anos e oferecendo um serviço de qualidade aos familiares dos pacientes que veem à óbito. A partir desta notificação a equipe que é altamente capacitada inicia o processo de entrevista familiar sobre a intenção de doção dos órgãos, que se autorizados, trarão esperança para aqueles pacientes que aguardam por um transplante no Estado e no .

Dos atendimentos feitos pela OPO Santa Casa de janeiro a julho de 2018 foram 49 entrevistas para doação de órgãos, destas, 29 famílias autorizaram a doação, destes doadores, foram captados 42 rins, 17 fígados, três corações e dois pâncreas. Desde o início deste ano a equipe do hospital já realizou cerca de nove transplantes renais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)