Pular para o conteúdo
Cotidiano

Rede Estadual deixa de oferecer vagas para 1º ano do fundamental em 2019

Escolas da Rede Estadual de Ensino deixam de ofertar vagas para novas matrículas em turmas de 1° ano do Ensino Fundamental a partir de 2019. A SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que, como as redes municipais são responsáveis pelo ensino infantil e fundamental, as turmas serão ofertadas em escolas estaduais apenas em situações específicas.
Arquivo -

Escolas da Rede Estadual de Ensino deixam de ofertar vagas para novas matrículas em turmas de 1° ano do Ensino Fundamental a partir de 2019. A SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que, como as redes municipais são responsáveis pelo ensino infantil e fundamental, as turmas serão ofertadas em escolas estaduais apenas em situações específicas.

Desde a semana passada, alguns pais e responsáveis têm entrado em contato com o Jornal Midiamax para denunciar o fim da oferta de algumas séries em escolas estaduais. A escola Henrique Ciryllo Corrêa, por exemplo, deixou de ofertar não só o 1º ano do ensino fundamental, como os três anos do ensino médio, o que motivou protesto da comunidade escolar.

A presidente da Associação de Mulheres do Perdizes, Elizete Gomes, reclama do fim do 1º ano da escola Maria de Lourdes Toledo Areas, que seria o mais próximo da população do bairro Rouxinóis. “A escola nos informou do término da primeira série do fundamental, falam que isso é responsabilidade do prefeito. A escola é mais próxima, tenho uma netinha no Ceinf (Centro de Educação Infantil) e agora que ela iria para a escola, não posso matricular lá”, diz.

Segundo a SED, atualmente 45 escolas oferecem apenas o ensino fundamental e 222 atendem o fundamental e médio em Mato Grosso do Sul. Mesmo entre estas, o 1º ano do fundamental já não é oferecido por diversas escolas por falta de demanda.

“Esta medida não é administrativa, foi feita com base em levantamento, quando percebemos um decréscimo no número de matrículas nos primeiros anos do fundamental. Nestes casos, o número de matrículas para o primeiro ano é o que mais cai”, informou a comunicação da Secretaria.

De acordo com informações da SED, a tendência é que, progressivamente, o Estado passe a oferecer apenas vagas para turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. “A partir do ano que vem, nenhuma escola vai oferecer o 1º ano do fundamental. Em casos específicos ainda haverá oferta. Um exemplo é escola Professor Ulisses Serra, no Indubrasil, que vai oferecer porque não tem nenhuma [escola] municipal nas proximidades”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Previsão do tempo: semana começa quente e seca, mas termina com frio e chuva em MS

Morre Flávio Pantera, goleiro que foi campeão brasileiro pelo Athletico, aos 54 anos

Dagoberto Nogueira grava vídeo e explica cirurgia para retirada de hérnias

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

Na época em que celular era só para ligação, Rosilene foi 'rainha' e sonha com volta do Orkut

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Rodovia tem 12 pontos interditados e 48 funcionando em esquema pare-e-siga em Mato Grosso do Sul

Transparência

Dourados receberá obras de pavimentação de linhas de transporte coletivo

Investimentos foram anunciados durante reunião entre o governador de MS e o prefeitos, além de parlamentares municiais, estaduais e federais

Cotidiano

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

O curso busca promover um novo modo de atuação policial baseado na cidadania e na aproximação com a sociedade

Polícia

Rapaz é esfaqueado três vezes em Campo Grande por ex-namorado ciumento

Autor foi para casa onde trocou de roupa para fugir