Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quatro meses depois, aplicadores do Encceja ainda não receberam pagamento

Quatro meses se passaram desde que a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) aconteceu, resultado já foi divulgado, mas nada dos aplicadores da prova terem recebido o pagamento. Participantes alegam desorganização por parte da financiadora contratada. Conforme um professor disse ao Jornal Midiamax, ele trabalhou no Encceja como […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Quatro meses se passaram desde que a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) aconteceu, resultado já foi divulgado, mas nada dos aplicadores da prova terem recebido o pagamento. Participantes alegam desorganização por parte da financiadora contratada.

Conforme um professor disse ao Jornal Midiamax, ele trabalhou no Encceja como coordenador em uma das escolas no dia 5 de agosto, quando aconteceu o exame. Ele relata que chegou a entrar em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) há cerca de um mês para obter informações sobre quando estaria previsto o pagamento, no entanto, resposta ainda deixou os aplicadores ‘no escuro’.

“O Inep me orientou a procurar a unidade financiadora, mas não me disseram qual é essa financiadora, então não dá para saber quem eu vou cobrar. Estamos sem respostas e há três meses sem previsão do pagamento”, afirmou Maurício Leonardo a reportagem, pontuando que sempre é cobrado pelos demais aplicadores.

O fato preocupa, pois, este é o segundo episódio em que a financiadora atrasa o pagamento do Encceja. No ano passado, os aplicadores também passaram pela mesma situação, quando somente três meses depois o pagamento foi feito. A prova aconteceu em novembro e somente em fevereiro de 2018 puderam receber.

“A financiadora do Enem é muito mais organizada. Os aplicadores recebem sempre certinho na data prevista e no Encceja é isso aí”, declarou.

Nesta segunda-feira (10), Maurício contou que alguns aplicadores teriam recebido e-mail de que o pagamento seria feito através de uma conta bancária, no entanto dinheiro não foi depositado até então e outras pessoas tiveram o seu pagamento creditado em outra conta, sem mais justificativas. Alguns aplicadores já avaliam entrar na Justiça para conseguir receber.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Inep no dia 14 de novembro, há quase um mês, para apurar as causas do atraso, no entanto a demanda não foi respondida. O Jornal Midiamax voltou a entrar em contato com o instituto e aguarda posicionamento.

Encceja

O Encceja tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio, sendo realizado em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, 82 mil pessoas foram inscritas para fazer a prova que aconteceu no dia 5 de agosto em 21 cidades. O resultado da prova saiu no dia 12 de novembro, divulgado pelo Inep.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
elefanta mato grosso do sul

Viu ela? Após cruzar Mato Grosso do Sul, elefanta chega a seu novo lar

Trabalhador é esfaqueado após jogar pedaço de carne contra mulher em frigorífico de MS

Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de casos de dengue neste ano

Celebração de Páscoa em igreja protestante de MS revela outra perspectiva sobre morte e ressurreição de Cristo

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

Em vídeo, deputado de MS explica porquê destinou R$ 1 milhão para hospital de SP

Últimas Notícias

Esportes

Hugo Calderano derrota japonês e vai pela 1ª vez à semifinal da Copa do Mundo de tênis de mesa

Atleta conseguiu se reerguer nos últimos sets e venceu o adversário

Mundo

EUA suspenderão esforços de paz na Ucrânia se não houver progresso, alerta secretário de Estado

Marco Rubio afirmou que os EUA terão outras prioridades

Polícia

Homem é esfaqueado na cabeça ao cobrar aluguel de ex-inquilino na Vila Planalto

Suspeito fugiu após o crime na manhã desta sexta-feira (18)

Brasil

Hugo Motta aciona Polícia Legislativa após ataque a tiros a carro do deputado Sargento Portugal

Carro do deputado era blindado e ninguém se feriu