Quatro meses depois, aplicadores do Encceja ainda não receberam pagamento

Quatro meses se passaram desde que a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) aconteceu, resultado já foi divulgado, mas nada dos aplicadores da prova terem recebido o pagamento. Participantes alegam desorganização por parte da financiadora contratada. Conforme um professor disse ao Jornal Midiamax, ele trabalhou no Encceja como […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Quatro meses se passaram desde que a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) aconteceu, resultado já foi divulgado, mas nada dos aplicadores da prova terem recebido o pagamento. Participantes alegam desorganização por parte da financiadora contratada.

Conforme um professor disse ao Jornal Midiamax, ele trabalhou no Encceja como coordenador em uma das escolas no dia 5 de agosto, quando aconteceu o exame. Ele relata que chegou a entrar em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) há cerca de um mês para obter informações sobre quando estaria previsto o pagamento, no entanto, resposta ainda deixou os aplicadores ‘no escuro’.

“O Inep me orientou a procurar a unidade financiadora, mas não me disseram qual é essa financiadora, então não dá para saber quem eu vou cobrar. Estamos sem respostas e há três meses sem previsão do pagamento”, afirmou Maurício Leonardo a reportagem, pontuando que sempre é cobrado pelos demais aplicadores.

O fato preocupa, pois, este é o segundo episódio em que a financiadora atrasa o pagamento do Encceja. No ano passado, os aplicadores também passaram pela mesma situação, quando somente três meses depois o pagamento foi feito. A prova aconteceu em novembro e somente em fevereiro de 2018 puderam receber.

“A financiadora do Enem é muito mais organizada. Os aplicadores recebem sempre certinho na data prevista e no Encceja é isso aí”, declarou.

Nesta segunda-feira (10), Maurício contou que alguns aplicadores teriam recebido e-mail de que o pagamento seria feito através de uma conta bancária, no entanto dinheiro não foi depositado até então e outras pessoas tiveram o seu pagamento creditado em outra conta, sem mais justificativas. Alguns aplicadores já avaliam entrar na Justiça para conseguir receber.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Inep no dia 14 de novembro, há quase um mês, para apurar as causas do atraso, no entanto a demanda não foi respondida. O Jornal Midiamax voltou a entrar em contato com o instituto e aguarda posicionamento.

Encceja

O Encceja tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio, sendo realizado em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, 82 mil pessoas foram inscritas para fazer a prova que aconteceu no dia 5 de agosto em 21 cidades. O resultado da prova saiu no dia 12 de novembro, divulgado pelo Inep.

Conteúdos relacionados