Pagamento saiu nesta quarta-feira (14)

Perto de completar três meses da aplicação da primeira etapa do (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o pagamento para quem trabalhou no dia da prova saiu somente nesta quarta-feira (14).

Segundo uma das aplicadoras que preferiu não se identificar, o dinheiro entrou na conta nesta quarta-feira (14). Ela trabalhou no dia 19 de novembro e tinha previsão de receber até 15 dias depois da aplicação da prova. Passado o prazo, ela relatou ao Jornal Midiamax, em janeiro, que o valor não havia sido liberado. “É o cúmulo atrasar tanto assim”, disse.

Conforme a aplicadora, a instituição responsável pela execução da prova em Mato Grosso do Sul enviou um e-mail nesta semana, informando a previsão do pagamento. “A gente recebeu um e-mail falando que ia cair no máximo até o dia 16 [sexta-feira]”, contou.

A instituição

Em janeiro, a coordenadora do Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação) da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) havia informado que a solicitação de pagamento para Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só poderia ser feita após toda a realização do exame. A prova do Encceja foi feita em duas fases, sendo a segunda destinada para a população prisional e aplicada em dezembro.

Todo o processo para efetuar o pagamento dependia, segundo a coordenadoria, da liberação do orçamento deste ano do governo federal.

Resultados do Encceja

Os resultados do exame 2017 referente ao já estão disponíveis. O Inep ainda mantém a previsão de divulgação dos resultados do Encceja do Ensino Fundamental e da população prisional para março.

As notas individuais podem ser consultadas na Página do Participantes do Inep. Para ver as notas, o candidato precisa acessar usando o CPF e senha neste link.

Para as pessoas que conseguiram nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento e redação devem solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio nas escolas estaduais indicadas pela SED (Secretaria Estadual de Educação) ou no IFMS (Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), conforme a solicitação indicada na inscrição.

Os participantes que alcançaram nota mínima em algumas áreas também devem procurar uma das escolas para solicitar a declaração parcial de proficiência.

Quem optar por retirar sua certificação pela SED devem fazer a requisição pessoalmente em uma das escolas certificadoras, portando documentos para identificação, estabelecidos previamente no edital de inscrição, e CPF.

As escolas certificadoras podem ser conferidas neste link

Encceja

O Encceja tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio, sendo realizado em todo o país. As provas aconteceram em novembro nos municípios de Amambai, , Bataguassu, Caarapó, , Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaí, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

Em dezembro, foram os reeducandos que fizeram a prova. No Estado, foram 1.741 inscritos.