Cotidiano

Quase 3 meses depois, aplicadores do Encceja recebem pela prova

Pagamento saiu nesta quarta-feira (14)

Raiane Carneiro Publicado em 14/02/2018, às 18h24

None

Pagamento saiu nesta quarta-feira (14)

Perto de completar três meses da aplicação da primeira etapa do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o pagamento para quem trabalhou no dia da prova saiu somente nesta quarta-feira (14).

Segundo uma das aplicadoras que preferiu não se identificar, o dinheiro entrou na conta nesta quarta-feira (14). Ela trabalhou no dia 19 de novembro e tinha previsão de receber até 15 dias depois da aplicação da prova. Passado o prazo, ela relatou ao Jornal Midiamax, em janeiro, que o valor não havia sido liberado. “É o cúmulo atrasar tanto assim”, disse.

Conforme a aplicadora, a instituição responsável pela execução da prova em Mato Grosso do Sul enviou um e-mail nesta semana, informando a previsão do pagamento. “A gente recebeu um e-mail falando que ia cair no máximo até o dia 16 [sexta-feira]”, contou.

A instituição

Em janeiro, a coordenadora do Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação) da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) havia informado que a solicitação de pagamento para Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só poderia ser feita após toda a realização do exame. A prova do Encceja foi feita em duas fases, sendo a segunda destinada para a população prisional e aplicada em dezembro.

Todo o processo para efetuar o pagamento dependia, segundo a coordenadoria, da liberação do orçamento deste ano do governo federal.

Resultados do Encceja

Os resultados do exame 2017 referente ao ensino médio já estão disponíveis. O Inep ainda mantém a previsão de divulgação dos resultados do Encceja do Ensino Fundamental e da população prisional para março.

As notas individuais podem ser consultadas na Página do Participantes do Inep. Para ver as notas, o candidato precisa acessar usando o CPF e senha neste link.

Para as pessoas que conseguiram nota mínima exigida nas quatro áreas de conhecimento e redação devem solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio nas escolas estaduais indicadas pela SED (Secretaria Estadual de Educação) ou no IFMS (Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), conforme a solicitação indicada na inscrição.

Os participantes que alcançaram nota mínima em algumas áreas também devem procurar uma das escolas para solicitar a declaração parcial de proficiência.

Quem optar por retirar sua certificação pela SED devem fazer a requisição pessoalmente em uma das escolas certificadoras, portando documentos para identificação, estabelecidos previamente no edital de inscrição, e CPF.

As escolas certificadoras podem ser conferidas neste link

Encceja

O Encceja tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio, sendo realizado em todo o país. As provas aconteceram em novembro nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaí, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

Em dezembro, foram os reeducandos que fizeram a prova. No Estado, foram 1.741 inscritos.

Jornal Midiamax