Professores da rede municipal serão treinados para identificar alunos com depressão
Profissionais da Rede Municipal de Ensino terão formação para orientar e detectar sinais de depressão em jovens e crianças. A capacitação já começa nesta quinta-feira (10), com o objetivo de orientar os professores sobre como agir no sentido de ajudar o aluno a superar o problema.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande terão formação para orientar e detectar sinais de depressão em jovens e crianças. A capacitação já começa nesta quinta-feira (10) e também acontece na sexta-feira (11), com o objetivo de orientar os professores sobre como agir no sentido de ajudar o aluno a superar o problema.
Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a capacitação acontecerá durante os dois dias no Centro de Formação da Semed (Secretaria Municipal de Educação). O curso será ministrado pelo capelão Edilson do Reis, teólogo, especialista em dependência química, pós-graduado em saúde mental e capitão do Corpo de Bombeiros de Campo Grande.
Segundo o palestrante, poucas pessoas têm o conhecimento sobre a maneira correta de agir. “Estamos capacitando as pessoas para identificar os sintomas e atitudes que acompanham as pessoas que estão em depressão, ou sofrendo bullying, e até a automutilação. Esse educador vai ser o primeiro interventor. Ele poderá fazer os encaminhamentos necessários para acabar com essa dor, com essa angústia que a pessoa está sentido”, afirma.
A Semed afirma que se mantém atenta e busca promover ações de orientação para profissionais e comunidade escolar. “Prova disso foi quando vieram à tona os jogos virtuais ‘Baleia Azul’ e ‘Fadas de Fogo’. Na ocasião, a Semed se antecipou e recomendou aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Fundamental da Reme, para que conversassem com os pais dos alunos, fazendo um alerta sobre a questão”, declara.
A Semed ainda ressalta que elaborou um documento, que foi enviado aos diretores, para ressaltar a necessidade da atenção nas mudanças radicais de comportamento. Nestes casos, os familiares devem ser comunicados sobre as alterações e, se for o caso, o Conselho Tutelar e órgãos de assistência social devem ser avisados.
Notícias mais lidas agora
- Travesti que teve 90% do corpo incendiado pedia ajuda para salvar cachorro que sofreu queimaduras
- Paciente faz rinomodelação e denuncia dentista à polícia após sofrer infecção grave
- Dono de posto de gasolina é assassinado com cerca de 30 disparos na fronteira
- Malária é causa de uma morte por ano em Mato grosso do Sul desde 2022
Últimas Notícias
Dois são presos por espancar e matar adolescente em Dourados
Ele foi encontrado desacordado e ferido
Trump assina diversas ordens executivas incluindo revogação de 78 medidas de Biden
O presidente americano revogou 78 ordens executivas da administração anterior
Justiça anula eleição da Câmara de Vereadores de Porto Murtinho
Prazo de vinte dias para novas eleições
Caminhonetes roubadas são apreendidas com 10 toneladas de maconha na MS-180
Segundo a polícia, os militares realizavam um patrulhamento rural pela rodovia MS-180
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.