Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primeira colocada no concurso da PM diz que homens e mulheres estão concorrendo em igualdade

O resultado da prova escrita do concurso público para soldados da Polícia Militar foi publicado nesta segunda-feira (10) e o resultado chamou atenção pois, depois da polêmica envolvendo as vagas destinadas às candidatas do sexo feminino, uma mulher conquistou o primeiro lugar na classificação. O resultado também pegou de surpresa a candidata e engenheira ambiental […]
Arquivo -

O resultado da prova escrita do concurso público para soldados da foi publicado nesta segunda-feira (10) e o resultado chamou atenção pois, depois da polêmica envolvendo as vagas destinadas às candidatas do sexo feminino, uma mulher conquistou o primeiro lugar na classificação.

O resultado também pegou de surpresa a candidata e engenheira ambiental Fernanda Queiroz Valdez, de 26 anos. Primeira colocada na prova, ela contou que a classificação mostra como mulheres e homens podem concorrer em igualdade de condições e que ser a melhor no desempenho da prova foi uma surpresa.

“Nossa, foi um susto. Eu já havia corrigido e sabia que teria uma boa nota, mas não achava que fosse ficar em primeiro. Fiquei extremamente feliz”, contou Fernanda, moradora de , ao Jornal Midiamax.

Muito focada, a futura soldado da PM contou que se dedicava aos estudos de segunda a sexta-feira, durante o dia todo. “Eu já havia estudado um pouco no ano passado para outros concursos, mas depois parei. Mas quando saiu o edital da PM e do Bombeiro eu voltei a estudar especificamente para esse concurso”, disse.

Questionada sobre as vagas destinadas às mulheres que teve aumento de 47 para 70 vagas e que, anteriormente gerou grande polêmica, Fernanda afirmou que é uma situação é muito delicada, mas tem a certeza de que a ampliação das vagas para as mulheres abriu mais oportunidades.

“Da forma como está apresentado o resultado, as vagas não estão mais divididas. Homens e mulheres estão concorrendo em igualdade”, relatou Fernanda.

O resultado do concurso desencadeou muitos comentários nas redes sociais sobre a primeira colocação ter sido preenchida por uma mulher. Uma internauta diz: “Que orgulho. Parabéns, Fernanda. Isso é uma conquista para nós, mulheres”. Outra jovem comenta: “Parabéns guerreira”.

A candidata afirmou que ficou muito feliz com a representatividade, mas que agora o momento é de aguardar as próximas fases do concurso. “Estou treinando para o TAF (Teste de Aptidão Física) e espero que dê tudo certo. Estou com um frio na barriga pensando no curso de formação, mas espero que eu consiga concluir da melhor forma possível. Se Deus quiser”, finalizou.

Prova e resultado

A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgaram, nesta segunda-feira (10) a lista com a classificação dos candidatos aprovados na prova escrita objetiva para o concurso da Polícia Militar.

O concurso irá selecionar candidatos para o cargo de soldado, oficial e oficial de saúde. O processo seletivo recebeu mais de 34 mil inscritos para as vagas de soldado, 2 mil para o cargo de oficial combatente e 221 para as vagas de oficial de saúde. A polêmica do processo seletivo ficou em torno da decisão de igualdade para mulheres, quando tinham apenas uma quantidade limitada no concurso.

O concurso de soldado, por exemplo, oferecia 388 vagas a princípio e, destas, apenas 47 seriam destinadas às mulheres. Uma decisão da Justiça permitiu que o concurso fosse feito sem diferenciação quanto ao número de vagas para homens e mulheres. Após a decisão, as mulheres podem comemorar: se antes haviam apenas 47 vagas para elas, agora podem ocupar 70 vagas entre as 388 oportunidades disponíveis, de acordo com a classificação da prova escrita. Além disso, a primeira colocada na prova para soldado é uma mulher.

Confira a classificação dos candidatos na prova escrita objetiva no Diário Oficial do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mega-Sena

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

br-163 duplicação

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Sem chão’, diz mãe de rapaz atacado por 3 pit bulls que teve artéria rompida em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Maisa Silva resolveu se pronunciar após deparar com uma piada do Fantástico envolvendo ela e Larissa Manoela; entenda

Cotidiano

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no Bairro Tiradentes

A felina escapou de casa na noite deste domingo (13)

Política

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Ausência dos pacientes comprometeu qualidade do debate, segundo promotor

Mundo

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Indiano era conhecido como "Tornado de Turbante"