Uma operação da PRF-MS (Polícia Rodoviária de Mato Grosso do Sul) na manhã desta quinta-feira (21) testou um aparelho que faz a triagem dos motoristas para o teste do bafômetro.  A blitz começou por volta das 9 horas no posto 21 da PRF, na BR-163, em Campo Grande, e autuou 30 veículos em duas horas.

Com uma equipe de 35 PRFs e uma turma de agentes de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a operação autuou 30 veículos no período de duas horas. Houve uma prisão por embriaguez, mas a maioria das autuações ocorreu por alterações irregulares nos veículos.

Em duas horas, PRF autua 30 motoristas e prende motociclista que dirigia embriagado
Aparelho faz triagem dos motoristas e evita o desperdício dos bocais descartáveis. (Foto: Marcos Ermínio)

Álcool e direção

Um motociclista foi preso ao dirigir embriagado nesta manhã. Ao ser parado pela blitz, o motorista fez o teste do etilômetro, também conhecido como bafômetro, e registrou 0,10 mg/L de álcool no sangue, quase três vezes mais do que o necessário para caracterizar a prisão e ter o direito de dirigir suspenso.

Uma das iniciativas da Operação é o uso de um novo equipamento para o teste do bafômetro. Agora, um aparelho faz a triagem dos motoristas através do sopro: caso o motorista esteja alcoolizado, ele fica vermelho. Depois da triagem, o motorista com indícios do uso de álcool faz um novo teste, desta vez com o bocal.

Em duas horas, PRF autua 30 motoristas e prende motociclista que dirigia embriagado
Operação autuou 30 veículos em duas horas. (Foto: Marcos Ermínio)

Desta forma, o aparelho de triagem evita o desperdício dos bocais descartáveis, já que os motoristas sem vestígios de álcool no hálito, não precisam fazer o segundo teste. Com a medida, a PRF pretende economizar e ainda evitar os impactos no meio ambiente: a cada ano, 60 mil bocais são usados, com um gasto de R$ 10 mil.

O caso de embriaguez ao volante foi uma exceção, pois a maioria das autuações durante a Operação acontece por conta de alterações irregulares na roda e pneu dos carros, além da alteração na iluminação, com uso de faróis não regulamentados. A alteração da roda e do pneu altera a marcação nos medidores de velocidade. Um dos veículos flagrados tinha uma alteração de 11% no tamanho da roda e configura uma infração grave, com 5 pontos na carteira e apreensão do veículo.

Além disso, um carro de passeio foi parado por utilizar a luz de zenon no farol auxiliar. O documento do veículo foi apreendido e o motorista tem o prazo de cinco dias para consertar e recuperar o documento.

Em duas horas, PRF autua 30 motoristas e prende motociclista que dirigia embriagado
Motoristas estrangeiros devem validar CNH e possuir seguro especial para transitar no Brasil. (Foto: Marcos Ermínio)

Carros estrangeiros

Veículos paraguaios e uruguaios foram autuados ao serem conduzidos por motoristas estrangeiros durante a Operação. A PRF alerta que motoristas de países vizinhos devem dar entrada na aduana para validar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e assim poderem transitar em país estrangeiro. O mesmo vale para brasileiros que queiram dirigir nos países vizinhos, caso contrário, é como se os motoristas não possuíssem CNH e o carro pode ser apreendido.

“Este visto de entrada é exigência bilateral para estrangeiros que entram países Mercosul, assim como para quando brasileiros que entram nos países Mercosul. Além disso, o condutor estrangeiro deve que ter o seguro carta verde de uma seguradora internacional afim de proteger contra eventuais danos”, explica a PRF.