Pular para o conteúdo
Cotidiano

No calorão de Campo Grande, rola até briga para entrar em ônibus com ar condicionado

Campo Grande é conhecida por ter altas temperaturas durante o dia e situação fica difícil para aqueles que precisam ‘enfrentar’ o transporte coletivo para poder se locomover ao trabalho, estudo, compromissos e etc. A lotação acaba sendo inevitável e ter a sorte de se deparar com um ônibus com ar condicionado, recém chegados na Capital, […]
Arquivo -
Foto: Mariane Chianezi/Jornal Midiamax
Foto: Mariane Chianezi/Jornal Midiamax

Campo Grande é conhecida por ter altas temperaturas durante o dia e situação fica difícil para aqueles que precisam ‘enfrentar’ o transporte coletivo para poder se locomover ao trabalho, estudo, compromissos e etc. A lotação acaba sendo inevitável e ter a sorte de se deparar com um ônibus com ar condicionado, recém chegados na Capital, é muito melhor.

No calorão de Campo Grande, rola até briga para entrar em ônibus com ar condicionado

Na última semana presenciei uma cena que seria cômica se não fosse trágica. Um grupo de mulheres se agrediram fisicamente para poder conseguir um espaço dentro do ônibus 081 – Terminal /Nova Bahia que estava com um veículo com ar.

Claramente a briga era para ter um lugar ali pois outro ônibus, da mesma linha, havia acabado em encostar logo atrás. No final das contas, com bronca do motorista, empurra-empurra e bate boca, todas conseguiram entrar no ônibus e seguiram para o Centro bem plenas no ar condicionado.

Mas o que as pessoas pensam sobre os ônibus convencionais e os com ar condicionado? Os ‘busão’ com ar é realmente a prioridade dos passageiros? A resposta de passageiros ao Jornal Mdiamax foi que sim.

Para Edna Gonçalves, de 64 anos, disse que é mais confortável porque ‘pelo menos’ compensa o valor da passagem. “Já andei nesses com ar algumas vezes no 061 [linha] e é realmente fresquinho. O calor com certeza faz as pessoas disputarem um lugarzinho neles porque já que é para pegar lotação no calor, que seja em um ônibus melhor”, disse.

No calorão de Campo Grande, rola até briga para entrar em ônibus com ar condicionadoContei da situação que presenciei para Luciana Portilho, de 31 anos, ela contou que brigar para andar de ônibus é muito constrangedor, mas que não vê problema em ir um pouco mais espremida nos ônibus com ar.

“Na verdade, todos os ônibus são cheios, principalmente no horário de pico. Quando vem ônibus com ar e outro sem, é claro que as pessoas vão correr para o que tem ar né, mas para mim tanto faz, o importante é chegar no destino”, afirmou Luciana.

Esperando o ônibus 085, que faz trajeto Terminal Morenão/Júlio de Castilho, Bruna Costa, de 24 anos, disse que de vez em quando até tenta entrar nos ônibus com ar da linha e já até foi apertada na porta. “Brigar por um lugar não, mas eu tento entrar. Sempre estão cheios porque as pessoas preferem ir neles do que ir em um sem ar. Se eu vejo que dá para entrar bem, se não eu não fico insistindo não”, comentou.

Em números

Conforme o Consórcio Guaicurus, existem 14 ônibus convencionais com ar condicionado, além dos 20 ônibus executivos, os ‘fresquinhos’. Os veículos convencionais operaram, normalmente, nas linhas 061, 082 e 085.

No total, conforme informações extraoficiais, são 598 ônibus disponíveis para rodar. Então, frota de Campo Grande dispõe apenas de 5,6% de veículos com ar condicionado.

Em comparação com outra capital do centro oeste, , o total da frota é de 364 veículos, sendo 80 climatizados aos passageiros. O número corresponde a 22% do total da frota.

A primeira passageira entrevistada pela reportagem, Edna, disse que por ser uma cidade tão quente e com passagem tão cara, as autoridades deveriam levar em consideração para adquirirem mais veículos assim e, principalmente, evitar brigas dos passageiros.

“Deveria sim ter mais ônibus, é uma capital muito quente, e muitas pessoas dependem de ônibus. É mais agradável”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Obras de manutenção interditam trechos da BR-163 nesta terça-feira

Consórcio tarifa campo grande

Ônibus bate em carro estacionado em Campo Grande e motorista foge sem prestar assistência

PGR denuncia ministro Juscelino Filho por suspeita de corrupção com emendas

Fogo se alastra rapidamente e destrói parte de residência no Jardim Imá

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Mecânico que matou família na BR-060 ficará preso em Campo Grande

consórcio

CPI do Consórcio cobra documentos e relatórios que deveriam constar em TAG

Últimas Notícias

Cotidiano

Com previsão de instabilidade, Campo Grande registra chuva forte na região central

Inmet emitiu alerta de perigo potencial em todo o Estado

Mundo

China considera banir produções de Hollywood, diz site

China é o segundo maior mercado de filmes do mundo

Le Blog Maria Antonia

Nasce Millie, primeira neta de Michael Schumacher

Millie é fruto do casamento de Gina Schumacher com Iain Bethke

Política

Congresso aprova Medida Provisória e promulga lei para preservação do Pantanal

Lei abre crédito extraordinário para emergências climáticas no Pantanal e Amazônia