Os 20 novos ônibus anunciados há um mês pelo , sendo 10 com ar condicionado, foram entregues nesta segunda-feira (24) em clima de festa na Cidade do , nos altos da Avenida Afonso Pena. Com a entrega dos novos ônibus, os ‘vencidos’ vão sair de circulação e agora, 100% do transporte público está adaptado para atender os passageiros cadeirantes.

O diretor-presidente da (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Vinícius Leite Campos, informou que os veículos vão ser emplacados, passarão por vistoria e, ainda nesta semana, já estarão prontos para começar a transportar os passageiros e destacou a importância da acessibilidade.

“Agora 100% da frota é acessível. A Agereg irá fazer uma vistoria intensa para checar se esses elevadores estão funcionando”, disse. Vinícius também pediu que a população também fiscalize as condições dos elevadores nos ônibus para que todos sigam funcionando, sem imprevistos.

VÍDEO: 20 novos ônibus chegam a Campo Grande e começam a rodar ainda nesta semana
Foto: Marcos Ermínio

O prefeito Marquinhos Trad () disse que a chegada de mais 10 ônibus com ar condicionado é um avanço para o transporte público e que aos poucos, a frota irá se renovar. “No comeco da gestão prometemos que todos os ônibus seriam com ar condicionado. Hoje são quase 30 ônibus com ar condicionado. É degrau por degrau, estamos chegando lá”, pontuou.

Também presente na solenidade, o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, afirmou que as vistorias nos novos ônibus vão ajudar a dar mais transparência nas condições de transporte e declarou que o consórcio enfrenta dificuldades devido à uma redução de passageiros.

“O consórcio tem dificuldades por causa da crise. Diminuiu o número de passageiros e aumentando o número de usuários podemos diminuir essa conta”, referindo-se à tarifa da passagem do transporte público na Capital.

Possível reajuste

As negociações para o reajuste de tarifa ainda não começaram entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio e devem começar apenas nos próximos meses, no entanto já gera discussão.

VÍDEO: 20 novos ônibus chegam a Campo Grande e começam a rodar ainda nesta semana
Presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende | Foto: Marcos Ermínio

Alegando crise econômica, o presidente da empresa, João Rezende, disse que quando definiram a taxa que está em vigor, o preço do litro do diesel estava R$ 3,13 e, agora, é encontrado por R$ 3,70, dando a entender que sim, poderá ter um reajuste no preço para o próximo ano.

Porém, Trad afirmou que se houver manutenção no valor, ele não ultrapassará a inflação.

“Existem cálculos, fórmulas e temos que aguardar o momento em que se aproxima a data específica para começar a cogitar. Uma coisa vou deixar muito clara aos usuários do , nós nunca tivemos problema com o consórcio e com a câmara na questão do reajuste. Deixo muito claro: não haverá aumento acima da inflação”, pontuou.

Ainda segundo o prefeito, 220 mil pessoas usavam o transporte público diariamente, mas com a crise, os ônibus passaram a transportar 180 mil. “A empresa passa a ter dificuldades, a gente tem que ser compreensível”, declarou.

Conquista

Para Daiane Ricaldi, de 36 anos, a frota sendo completamente acessível aos cadeirantes é uma conquista, mas que a orientação aos motoristas ainda é fundamental, pois em diversas vezes, motoristas se recusaram a parar o ônibus para transportá-la com o filho, Miguel, de 2 anos, que é cadeirante.

“Já aconteceu várias vezes. Ou o motorista está atrasado e nem para o ônibus para pegar, as vezes mentem e falam que o elevador está quebrado. E isso acontecia muito, mas o atendimento está melhorando”, disse a estudante, que destacou a importância do aplicativo “Todos no Ônibus”, que ajudam os cadeirantes a solicitarem parada aos motoristas.