Segundo a Defesa Civil do município, o rio mede cerca de 6 metros

Após desabrigar 50 famílias, o rio que dá nome à cidade começa a baixar de nível em , a 143 km de Campo Grande. O rio atingiu cerca de 6 metros na manhã deste domingo (25), segundo o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mario Ravaglia.

O rio Aquidauana entrou em estado de emergência na quarta-feira (21) e chegou a medir 11 metros de altura. De acordo com a Defesa Civil, alguns moradores foram autorizados a voltar para casa e não há números exatos de quantas famílias permanecem nos abrigos. Neste domingo acontece um mutirão de limpeza para que mais pessoas possam retornar às suas residências.

Durante as chuvas da última semana, 153 moradores ficaram desabrigados em Aquidauana. Eles foram encaminhados para os três abrigos criados pela Prefeitura e alguns puderam voltar para casa ainda na sexta-feira (23). Segundo o coordenador Mario Ravaglia, o retorno dos moradores é demorada porque ainda deve ser feita a limpeza nas casas e a religação da energia.

O Governador Reinaldo Azambuja (PDSB) autorizou o repasse imediato de R$ 4 milhões, sendo R$ 500 mil para Aquidauana. Segundo o coordenador, ainda não há dados sobre os danos materiais que a cheia causou na cidade.

Volta às aulas

Após uma semana de aulas suspensas por causa da , as aulas nas escolas da rede municipal voltam nesta segunda-feira (26). Segundo a , o atendimento volta ao normal para os 4.800 alunos matriculados nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) e nos CMEIs (Centros Municipais de Ensino Infantil).