Pular para o conteúdo
Cotidiano

Medicamento em falta faz paciente com doença rara perder a pele

A falta de um medicamento fornecido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) coloca a vida de Mônica Alves Correa da Costa em risco em Paranaíba, no interior de MS. A mulher, de 41 anos, é portadora da Doença De Darier, um transtorno genético raro caracterizado pela presença de crostas escuras e pus na pele. […]
Arquivo -

A falta de um medicamento fornecido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) coloca a vida de Mônica Alves Correa da Costa em risco em , no interior de MS. A mulher, de 41 anos, é portadora da Doença De Darier, um transtorno genético raro caracterizado pela presença de crostas escuras e pus na pele. Por causa da falta do medicamento, a mulher precisou ser internada às pressas.

Mônica nasceu com a doença e é medicada com o Neotigason desde os 6 anos de idade. A pílula é a única que controla os efeitos de descamação da pele no corpo. Por ser um remédio especial, a caixa é obtida somente através de decisão judicial.

De acordo com os familiares, no ano de 2006, a paciente foi contemplada com o parecer que garantia a medicação por tempo indeterminado. O medicamento foi retirado todo o mês, sem problemas, até abril deste ano, quando a família foi informada que a caixa estava em falta no Estado.

Após cinco meses esperando o Estado concluir a licitação do remédio, Mônica precisou ser internada às pressas, na última sexta-feira (31), no Hospital da Cassems de Paranaíba. O primo da paciente acusa negligência por parte da Secretaria de Saúde e garante que a mulher pode morrer a qualquer momento.

“Ela foi internada com febre e dores insuportáveis, a pele está caindo e ela está entre a vida e a morte. Essa situação se agrava pela falta total do medicamento porque se ela tivesse tomando a pele dela melhora 90%.”

A família ainda ressalta que entrou em contato com o fabricante dos comprimidos, mas foi informada que a distribuição é feita somente a partir de licitação pelo Sistema Único de Saúde, impossibilitando a compra avulsa.

A reportagem do Jornal MidiaMax recebeu com exclusividade fotos da paciente internada na Santa Casa, mas, por serem imagens fortes, não serão divulgadas.

Até quando?

Por meio de assessoria de imprensa, a SES limitou-se a dizer que “o fornecimento de medicamentos judicializados acontece somente por determinação judicial e individual. O medicamento está em processo de compra.”

Questionada sobre prazos, a Secretaria não quis se manifestar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)