Frio vai dando lugar ao calor e a baixos índices de umidade do ar em MS

O frio vai se despedindo de Mato Grosso do Sul e a sexta-feira, 13, será de temperaturas em elevação e baixa umidade relativa do ar. Algumas cidades já registram “nível de atenção”, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, as temperaturas mais […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O frio vai se despedindo de Mato Grosso do Sul e a sexta-feira, 13, será de temperaturas em elevação e baixa umidade relativa do ar. Algumas cidades já registram “nível de atenção”, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, as temperaturas mais baixas desta madrugada foram registradas em Amambai (4,8°C), seguida de Rio Brilhante (4,9°C) e Maracaju (5,6°C). Campo Grande registrou 14,9°C.

Segundo o meteorologista, não há previsão de chuva ou mudanças no tempo nos próximos oito dias. A partir da quinta-feira (19), uma nova frente fria pode chegar ao sul do Estado reduzindo as temperaturas.

Na quinta-feira (12), 15 cidades registraram umidade relativa do ar abaixo dos 30%: Paranaíba (23%); Bataguassu, Cassilândia, Costa Rica, Chapadão do Sul (25%); Coxim, Sonora, Três Lagoas (26%); Água Clara, Jardim, Bela Vista (27%); Aquidauana (28%); Campo Grande, Maracaju, São Gabriel (29%).

A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) que estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Índice entre 21 e 30% é considerado Estado de Atenção. Entre 12 e 20%: Estado de Alerta e abaixo de 12%: Estado de Emergência.

O Ministério da Saúde recomenda, nesta época do ano, levar sempre uma garrafinha contendo água fresca, assim a hidratação é mantida o dia todo. As vias aéreas e os olhos também podem incomodar pela falta de umidade. Eventualmente, é possível aliviar os sintomas usando soro fisiológico para gotejamento no nariz e nos olhos.

Conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as condições serão de tempo estável e progressivamente mais seco, mas com alguma variação de nebulosidade, especialmente em níveis altos, o que não ajuda a aliviar os baixos índices de umidade relativa do ar e a formação de névoa seca. As temperaturas ficam entre 6°C e 31°C durante o dia.

Em Campo Grande, dia de céu claro e névoa seca. A máxima esperada é de 29°C. A umidade relativa do ar pode chegar a 25%, durante a tarde.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva