Atividades culturais marcam evento

O pontapé para as atividades desta semana em comemoração ao , que é comemorado no dia 19 de abril, foi dado neste sábado (14) na Feira Indígena do Mercadão Municipal, às 17h, em . O evento conta com apresentações culturais e presença de lideranças políticas.

Momentos antes da abertura o ex-prefeito de Campo Grande, Juvêncio César da Fonseca, já havia chegado ao local. A presidente da nova diretoria da (Amif-CG) Associação das Mulheres Indígenas Feirantes, Vanda de Albuquerque, ressaltou o ato do ex-prefeito quando estabeleceu o local.

Segundo ela, antes da criação do espaço as mulheres indígenas não tinham um local adequado para vender os produtos trazidos das aldeias. Elas ficavam ao chão, em calçadas.

“Eu não poderia deixá-las ficar ao relento. É uma atividade importante para elas. Além disso seria uma referência turística. São nossos irmãos.e figuras tradicionais de Campo Grande”, disse Juvêncio à reportagem do Midiamax.

Para a abertura da semana do índio, a jovem terena Vitória Moreira Parava, de 15 anos, vestiu-se com roupas que remetem à cultura ancestral. Segundo ela, é importante fazer parte. A sua família cultiva tradições através de danças e pinturas.

Regularização

De acordo com o secretário da AMIF-CG, Arildo Soares, o objetivo da nova diretoria é trazer regularização para a feira. “Não temos CNPJ e isso dificulta para que a feira se desenvolva. Precisamos também chamar a atenção do poder público, pois o local precisa de investimento”, pontua.