A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão Ford Cargo carregado de madeira serrada nesta segunda-feira (25) por volta das 11h, na BR-163, km 612. Suspeitando se tratar de transporte ilegal, a PRF acionou a Polícia Militar Ambiental (PMA) de São Gabriel do Oeste, que compareceu ao local para procedimentos de praxe.

Os policiais constataram que a carga de 16,42 m³ em madeira serrada havia sido carregada em Colniza, no estado de Mato Grosso, e seria transportada até Arapongas, no Paraná. Porém, no Documento de Origem Florestal (DOF) não constava Mato Grosso do Sul como parte do itinerário.

A constatação de todo itinerário no DOF é obrigatória, e a ausência do documento constitui crime e infração administrativa, uma vez que serve para evitar a retirada de madeiras ilegais de locais diversos com a documentação.

Motorista, caminhão e carga foram encaminhados à delegacia de polícia de São Gabriel do Oeste e a empresa autuada administrativamente, além de multada em R$ 5,1 mil. Os responsáveis responderão por crime ambiental e poderão ser condenados a pena de até um ano de detenção.