Diante da falta de consciência, moradores se mobilizam para limpar a Lagoa Itatiaia
A Lagoa Itatiaia é um atrativo em Campo Grande para quem procura um local para o lazer. Localizada na região do bairro Tiradentes, atrai pescadores, famílias e esportistas, mas o que pouca gente percebe é que há pessoas empenhadas em deixar a lagoa limpa para que continue atraindo cada vez visitantes. É o caso de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Lagoa Itatiaia é um atrativo em Campo Grande para quem procura um local para o lazer. Localizada na região do bairro Tiradentes, atrai pescadores, famílias e esportistas, mas o que pouca gente percebe é que há pessoas empenhadas em deixar a lagoa limpa para que continue atraindo cada vez visitantes.
É o caso de Luíza Ferreira, de 63 anos, que retira a sujeira deixada pelas famílias no fim de semana. Objetos como copos, sacolas e garrafas são deixados como rastros da presença dos frequentadores durante o domingo. A rotina se repete há quase dois anos, mas a moradora ainda se surpreende com a falta de consciência ambiental.
“Depois do fim de semana sempre tem muito lixo jogado. As pessoas não recolhem nem mesmo a garrafa de cerveja que tomaram, as sacolas plásticas, já encontrei até fralda descartável”, conta a moradora do bairro, que também é conhecida como ‘Luíza da Lagoa’.
A identidade da moradora pode até ser desconhecida, mas o trabalho não passa despercebido aos olhos de quem costuma frequentar a Lagoa todos os dias. “Eu sempre vejo uma senhora aqui, ela vem toda segunda-feira com pá, vassoura, limpa tudinho. Imagino ela seja contratada da Prefeitura, porque é ela que sempre limpa”, sugere a oficial aposentada Sônia Teodoro, de 55 anos.
Atualmente, a Lagoa serve como local de lazer tanto para quem quer pescar, como para quem quer caminhar, correr, fazer ginástica ou passear com os animais de estimação. Entretanto, o cenário nem sempre foi assim, segundo Luiza. A moradora conta que a sujeira começou a espantar os frequentadores e foi assim que surgiu a ideia de fazer a manutenção do local, mesmo sozinha. “A Lagoa estava largada, ninguém queria caminhar aqui, agora ela está cuidada. Eu sou da associação dos moradores, faço a limpeza e na associação sempre pedimos à Prefeitura para que eles cortem a grama. Também fomos nós que pedimos para que arrumassem a pista de caminhada, estava cheia de buracos”.
Luzia não é a única a cuidar do local. Sônia Teodoro já reparou também em outras pessoas que atuam na manutenção do local. “Tem um senhor que vem aqui para caminhar, mas por onde passa já vai catando a sujeira que encontra pelo caminho. Tem um outro homem, acredito que seja morador, ele vem de moto com baldes e pás, além de limpar, ele também cuida das árvores”, explica.
As intervenções dos moradores surtiram efeito. O aposentado Arieis Santana, de 78 anos, repara que a Lagoa ficou mais cuidada com o passar do tempo. Já são 15 anos de caminhada ao redor da Lagoa quase todos os dias e ele acredita que o local está mais agradável aos frequentadores.
“Eu venho aqui há muitos anos e reparei que está mais limpa, talvez as pessoas tenham tomado mais consciência, mas sempre tem um pouco de lixo jogado ainda. Está limpo, mas dá para melhorar, falta consciência”, completa.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá expediente na última semana do ano
Prédio passará por manutenções entre 24 a 31 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.