Crista de ar frio: meteorologista explica fenômeno que chegou à Capital
Nevoeiro surpreendeu moradores na manhã desta terça-feira (3) volta a acontecer quarta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nevoeiro surpreendeu moradores na manhã desta terça-feira (3) volta a acontecer quarta
Depois de chegar à Capital nesta terça-feira (3), a crista de ar frio que causou queda de 3 graus na temperatura nas primeiras horas do dia e surpreendeu moradores com nevoeiro, deve continuar pairando na cidade por tempo indeterminado. Fenômeno é conhecido por deixar ‘tempo bom’ no período da tarde, enquanto alta pressão do ar persiste no Estado.
O meteorologista Natálio Abrahão explicou o que é o fenômeno climático. “O termo crista se refere uma atividade de alta pressão. Todas as vezes que se tem uma área de alta pressão, ela começa a se esticar para os lados, e isso se chama crista”, disse ao Jornal Midiamax.
A crista causa queda de temperatura e a previsão é a de que nesta quarta-feira (4) o nevoeiro volte a aparecer pela manhã, pois o evento climático deixa tempo úmido.
Nesta terça, o termômetro marcou 18ºC, com a sensação de 16ºC. “As pessoas sentem um frio na pele e isso poderá acontecer amanhã de manhã também”, esclareceu o meteorologista.
Fator climático costuma deixar melhor o tempo e nessas ocasiões, sol e nuvens aparecem com frequência. “Quando acontece área de baixa pressão, o tempo fica ruim. Para onde essa crista for, ela vai melhorar o tempo, mas em compensação, as manhãs são mais úmidas e acontece os nevoeiros”, detalhou Natálio.
Apesar de encobrir o céu de Campo Grande na maior parte da manhã, o nevoeiro sumiu quando sol começou a aparecer. De acordo com o meteorologista, é normal que a névoa se dissipe com a intensidade dos raios solares.
“A crista segue aos sabores de variações e enquanto as altas pressões persistirem, por exemplo, se uma frente fria estiver avançando do sul do continente para cá, ela [crista] pode alterar essa condição. Isso pode se repetir no outono, é uma condição da estação”, finalizou.
Previsão do tempo
Conforme prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), tempo deve permanecer com temperaturas amenas e podem ocorrer chuvas isoladas durante a tarde.
Em Campo Grande, as temperaturas ficarão entre 18ºC e máxima para a tarde é previsto 29ºC. Chuvas isoladas em bairros da Capital devem acontecer somente na quinta-feira (5).
No Centro Norte de MS, nas cidades de Coxim e São Gabriel do Oeste, por exemplo, temperaturas variadas ocorrem durante o dia e há possibilidade de amanhecer chovendo. Termômetros registram entre 18ºC e 30ºC.
No Leste do estado, como Três Lagoas e Aparecida do Taboado, tempestades isoladas pairam sob as cidades nessas regiões e máxima também será de 30ºC.
Em cidades da região Sul, como Ponta Porã e Dourados, o clima segue firme nesta quinta-feira e sol deverá aparecer entre nuvens durante período vespertino. De manhã, mínima chegará a 17ºC, mas a tarde, termômetros devem atingir 29ºC.
Já no Pantanal, nas cidades de Corumbá e Miranda, chuvas isoladas devem acontecer durante a manhã, com mínima de 20ºC e nesta região de MS, ocorrem as maiores temperaturas, com 32ºC.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.