O Conselho de Segurança da Área Central realizará nesta sexta-feira (29), a abordagem e cadastramento dos moradores em situação de rua na região próxima ao Mercadão, Igreja Santo Antônio, e antiga rodoviária.

“Durante a ação serão distribuídos panfletos com um número de telefone onde quem quiser, pode pedir ajuda”, explica Eliezer Carvalho, presidente do Conselho. Segundo ele, esta é a segunda vez que os conselheiros fazem este tipo de abordagem no quadro do projeto “Uma nova chance” que oferece, a quem queira ajuda, internação na Clínica da Alma (comunidade terapêutica para dependentes químicos), passagem de ônibus para quem queira retornar a sua cidade de origem e emissão de documentos.

“Contamos com o apoio e a colaboração dos comerciantes que têm feito vaquinhas para a aquisição de passagens para àqueles que desejam retornar para suas cidades. Graças ao Pastor Milton, da Clínica da Alma, também podemos encaminhar quem queira se tratar para a chácara da entidade e por meio da Sejusp, também podemos ajudar na emissão de documentos”, explica o presidente.

Na primeira ação realizada em abril deste ano, foram realizadas 40 abordagens e 17 cadastros. Desses, dois foram encaminhados para comunidades terapêuticas e sete conseguiram passagens. “Precisamos de apoio e ajuda efetiva do Poder Público, pois os encaminhamentos são urgentes para àqueles que estão dispostos a mudar de vida, mas a burocracia dos órgãos só atrapalha e não contribui em nada”, desabafa.

Por meio do cadastro, é possível saber qual a necessidade da pessoa e , assim, fazer o encaminhamento. “O principal é saber se a pessoa quer sair da situação que se encontra, pois por incrível que pareça, muitas  dizem que estão bem na vida que levam”, explica Eliezer,

A ação será realizada com a participação do 1º Batalhão da PM a partir das 16h, com concentração na frente do batalhão, próximo ao Mercadão e vai até às 21h.

Assessoria