O serviço de alerta sobre desastres naturais da de Mato Grosso do Sul emitiu um aviso por SMS nesta sexta-feira (24). O alerta é sobre tempestades com rajadas de vento para as cidades do estado. Já os meteorologistas preveem fortes ventanias no Sul e na fronteira com o Paraguai, onde há risco até de um tornado.

Por mensagem, a Defesa Civil recomenda que os moradores não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de quedas e que desligue os aparelhos elétricos da tomada. A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) é de que a chegada de uma nova frente fria, de forte intensidade, aumente as condições para a ocorrência de temporais em áreas do estado, causando também ventania e queda de temperatura.

O sul de Mato Grosso do Sul e a fronteira com o Paraguai são as áreas com maior risco para volumosa e ventania severa em torno de 100 km por hora. Há também um risco para a formação de tornado. “Tecnicamente, no Brasil, não é possível prever com muitas horas de antecedência o local onde o tornado poderia ocorrer. Diante das condições meteorológicas favoráveis, esse risco para ocorrência de tornado existe nesta sexta-feira”, informa a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.

Ainda segundo o Cemtec, em Campo Grande o dia é abafado, mas a partir da tarde desta sexta-feira (24), as áreas de instabilidade trazem chuva e ventos fortes entre 60 a 80 km por hora acompanhadas de raios. É uma situação de alerta para temporais.