Com o rio subindo, ribeirinhos começam a ser monitorados no Pantanal
São mais de 250 famílias tradicionais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
São mais de 250 famílias tradicionais
A prefeitura de Corumbá –cidade a 444 quilômetros de Campo Grande- iniciou levantamento da situação das comunidades ribeirinhas que vivem às margens do rio Paraguai, na planície pantaneira.
De acordo com informações do governo do Estado, Técnicos da Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Itinerante iniciaram na quinta-feira (22), viagem precursora pelo Pantanal para acompanharem os efeitos da cheia na região e definirem estratégias de apoio às famílias. Ao longo de 220 km pelo rio Paraguai, entre Corumbá e o limite com Poconé (MT), ao Norte, vivem mais de 250 famílias tradicionais, que tem a pesca com subsistência.
O prefeito do município, Marcelo Iunes, anunciou que a ação fluvial “Povo das Águas”, que leva assistência periódica aos ribeirinhos, programado para ser iniciado em março na região do Taquari (Paiaguás), poderá ser antecipado para atender a parte alta do Pantanal, onde já ocorre transbordamento do Rio Paraguai.
Ainda conforme o governo do Estado, a Defesa Civil ainda realizará o recadastramento da população que habita a região das águas. Como os afluentes do Rio Paraguai (rios Taquari, Miranda, Aquidauana, Negro e outros) estão tendo níveis expressivos também impactam a cheia no complexo pantaneiro.
Foto: Sílvio Andrade
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.