Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com doença grave, médica da Capital precisa de doação de sangue

Ela precisa de doações de sangue do tipo B+
Arquivo -

Ela precisa de doações de sangue do tipo B+

A médica anestesiologista Beatriz Maegawa Oliveira, de 37 anos, precisa, com urgência, de tipo B+. O quadro da médica se deve a uma doença hematológica e ela está internada no Hospital Unimed da Capital. As doações podem ser feitas na sede do Hemosul, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro. Conforme a nova lei de doação de sangue de 2013, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos.

Os interessados em doar sangue precisam levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade e de motorista. De acordo com a assessoria do hospital, os adolescentes de 16 e 17 anos podem fazer sua doação acompanhado pelos pais ou responsável legal, ou pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para os responsáveis para assinar e reconhecer a firma da assinatura.

Caso o adolescente seja emancipado, ele pode ir sozinho para fazer a doação, necessitando apenas levar o documento de emancipação. No caso de ser casado, a certidão de casamento já libera a pessoa para fazer a doação. A primeira doação só pode ser feita até os 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso

Mesmo com a nova lei permitindo a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação

Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer ao intervalo mínimo de seis meses.

Doenças que impedem a doação

Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos

Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas

 As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação

 O doador precisa estar bem alimentado para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

[Matéria atualizada às 17:38 para acréscimo de informações]

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)