Com apoio da União, prefeitura vai oferecer oficinas a 4 mil jovens

Serão cursos de dança, lutas e empreendedorismo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Serão cursos de dança, lutas e empreendedorismo

A Prefeitura de Campo Grande pretende atender 4 mil jovens com oficinas de dança, muay thai, jiu jitsu e empreendedorismo, além de prestar atendimento psicológico através do programa “Estação Juventude 2.0” em 2018. As ações têm como alvo pessoas entre 15 e 29 anos e devem ter início no mês de março.

Todas as oficinas abordarão teoria e prática, proporcionando conhecimento e técnica, durante 19 meses. Para isso, serão investidos mais de R$ 316 mil com recursos oriundos da União e um adicional ainda não estipulado de contrapartida da prefeitura, de acordo com a gestão municipal.

“Somente 15 cidades foram selecionadas para receber esse programa e tivemos a possibilidade de entregar toda a documentação e montar um projeto completo para recebermos as atividades. Esse programa se juntará as outras atividades que desenvolvemos na formação e capacitação dos jovens para o mercado de trabalho e para a vida”, explicou o subsecretário municipal de Juventude, Maicon Nogueira.

As oficinas serão realizadas na sede da Subsecretaria de Políticas para a Juventude da Capital.

Os atendimentos e cursos oferecidos pelo Estação Juventude 2.0 colaborarão com as atividades já existentes na Subsecretaria e que foram implantadas no ano de 2017.

Segundo a prefeitura, durante os últimos 12 meses, mais de 3 mil jovens foram beneficiados com as ações realizadas e outras mais de 7 mil pessoas – entre crianças, jovens e adultos – receberam atendimentos.

Durante o primeiro semestre de 2017, uma equipe multidisciplinar, composta por educador físico, psicólogo, pedagogo e assistente social, ofereceu atividades de contraturno nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Moreninha II, Canguru, Jardim Aeroporto, Futurista, São Conrado e Vida Nova, atendendo mais de mil jovens pelo programa Viva Jovem.

A intenção da Subsecretaria é ampliar a oferta de cursos em 2018 e oferecer aos jovens atividades de administração, contabilidade, operador de caixa, telemarketing, técnicas de redação, como se comportar em uma entrevista, Corel X7, Excel e produção de games, atendendo a uma demanda do mercado campo-grandense.

“Esses dois cursos e a Feira da Empregabilidade formam os três pilares que construímos para proporcionar aos jovens todo o caminho até o mercado de trabalho. Durante as duas Feiras que realizamos, foram mais de 500 jovens atendidos, dezenas de encaminhamentos e alguns jovens estão empregados”, disse o subsecretário.

Segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, existem em Campo Grande mais de 217 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos. Isso representa mais de 30% da população local, com a grande maioria desses jovens em famílias de baixa renda.

Foto: Divulgação PMCG

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva