Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 50 relatos só em 2018, SAS lança campanha para erradicar trabalho infantil

Somente até maio, a SAS recebeu cerca de 50 denúncias de trabalho infantil, que chegaram pelo Disque 100 e pelo Conselho Tutelar.
Arquivo -
Compartilhar

A Prefeitura de lançou nesta terça-feira (12), Dia Mundial de Combate ao , campanha pela erradicação do trabalho infantil no município. A ideia é alertar crianças e adolescentes sobre a condição de vulnerabilidade em que eles podem estar inseridas – um risco real, já que somente em 2018, houve cerca de 50 denúncias de trabalho infantil na Capital.

“O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas pela erradicação do trabalho infantil. Todas as quintas do mês de junho haverá essa ação aqui na Avenida Afonso Pena, com panfletagem e abordagem das pessoas”, explica o titular da SAS (Secretaria Municipal de ), José Mario Antunes, durante o lançamento da campanha.

As abordagens são realizadas por funcionários do Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social), que deverão ir a praças, ruas e, principalmente, aos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) durante todo o mês. A programação será divulgada no Facebook da pasta.

“Fizemos muitas parcerias, a fim de proporcionar abordagens lúdicas e atingir o alvo da campanha, que são as crianças e adolescentes. Queremos que eles percebam a situação de vulnerabilidade e efetuem a denúncia”, destaca o secretário.

Lugar de criança é na escola

Com 50 relatos só em 2018, SAS lança campanha para erradicar trabalho infantil
Para Jackeline dos Santos, coordenadora do Aepeti, dados são preocupantes (Foto: Tábata Rauschkolb | Midiamax)

A vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PEN), destacou que a preocupação por iniciar campanha de conscientização ocorreu diante das estatísticas – na Capital, o disque 100 e os relatórios dos Conselhos Tutelares apresentaram cerca de 50 denúncias de trabalho infantil somente este ano. “Lugar de criança é estudando, e não trabalhando. O nosso objetivo é conscientizar a população de que isso é errado. E por isso a campanha ocorre nas ruas, pois é onde estão os casos”, explica Lopes.

De acordo com a SAS, os casos recebidos até o mês de maio trazem relatos de crianças e adolescentes que trabalham ilegalmente como vendedores ambulantes, panfleteiros, ajudantes de pedreiro, feirantes e demais ocupações.

“São relatos muito preocupantes e que estão na nossa cara. Mas não denunciamos porque achamos normal, fazemos a diferença entre a criança que está numa carvoaria e a criança que vende bebida alcóolica como ambulante no Carnaval”, aponta Jackeline dos Santos, assitente social e coordenadora do Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do município.

“O nosso objetivo é sensibilizar a população. Nosso foco é atingir crianças e adolescentes para que eles entendam que não devem trabalhar e denunciem a situação”, completa.

Disque 100

As denúncias de trabalho infantil podem ser realizadas pelo Disque 100. Basta discar para o número 100 no celular ou fixo para ser atendido por um servidor que colherá os dados e acionará o setor responsável pela apuração. As ligações podem contemplar todo tipo de violação de direitos humanos e podem ser feitas 24h por dia.

Com 50 relatos só em 2018, SAS lança campanha para erradicar trabalho infantil
Campanha quer conscientizar pela erradicação do trabalho infantil (Foto: Tábata Rauschkolb | Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados