Cerca de 40 candidatos ao cargo de Soldado para o concurso de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul estiveram na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro para registrarem boletim de ocorrência por preservação de direito após terem perdido a prova objetiva da fase 1.

Os participantes do certame, entre eles alguns de outros estados como Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, alegavam que o horário estipulado para a prova ao cargo de soldado seria às 14h deste domingo (2), com abertura dos portões às 13 horas. Entretanto, este era o horário da aplicação das provas para o cargo de oficiais especialistas do Corpo de Bombeiros.

Os candidatos reclamaram de falta de organização na realização do concurso e que, se os horários foram modificados, deveria ter havido ampla divulgação através de veículos de comunicação.

No edital do concurso, divulgado no site da Fapems (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul), com acesso por este link http://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO9728_27_08_2018_SUP2, a partir da página 28, encontram-se as informações de horários e locais das provas para os candidatos ao cargo de soldado. Contudo, os candidatos verificaram o horário constante na primeira página do edital, que se referia ao local e horário das provas aplicadas para oficiais especialistas.

Em publicação no portal de comunicação do Governo do Estado, acessível por este link http://www.ms.gov.br/governo-divulga-ensalamento-de-135-mil-inscritos-no-concurso-de-bombeiro-militar/, também é possível verificar que a “prova escrita para o cargo de Soldado BM será no período matutino com abertura dos portões às 6h e fechamento às 8h”.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com o secretário estadual de Administração e Desburocratização Edio Viegas sobre o assunto. Ele afirmou que nunca houve mudança de horários e que a confusão foi causada por equívoco dos candidatos.