Segundo sindicato, aprovados em concursos não tem sido convocados

A anunciou na quinta-feira (22) a segunda etapa do Programa de Desligamento de Empregados, PDV (programa de demissão voluntária). O anúncio foi feito em comunicado interno feito aos funcionários do banco e tem início nesta sexta (23), seguindo até o próximo dia 5 de março – as regras desta etapa do programa preveem adesão máxima de 2.964 trabalhadores.

Em comunicado à imprensa, a Caixa afirmou que pretende “ajustar a estrutura ao cenário competitivo e econômico atual, buscando mais eficiência do banco”. A estimativa é que se economizem R$ 500 milhões/ano caso o número máximo de adesões ao PDV seja atingido. Com meta de 10 mil adesões, o primeiro PDV, anunciado em fevereiro de 2017, acordou com 4,429 empregados – o programa foi reaberto em julho e em Mato Grosso do Sul conseguiu cerca de 60 adesões.

Caixa anuncia programa de demissão e sindicato teme sucateamento de bancos

Os trabalhadores que se enquadrarem nas regras do programa pode aderir livremente, mas o enquadramento efetivo fica a cargo da Caixa. Confira os requisitos, conforme o anunciado aos funcionários:

  • Aposentados pelo INSS até a data do desligamento, com exceção de aposentados por invalidez;
  • Trabalhadores em vias de aposentadoria pelo INSS até 31 de dezembro de 2018;
  • Trabalhadores com no mínimo 15 anos de trabalho na CEF até a data do desligamento;
  • Trabalhadores com adicional de incorporação de função de confiança ou cargo em comissão/função gratificada até a data de desligamento.

Sucateamento dos bancos públicos

Para o presidente do SEEBCG-MS (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande Mato Grosso do Sul e Região), Edvaldo Barros, o sindicato ainda avalia o impacto do PDV, mas destaca que a medida contribui para o sucateamento da Caixa.

“Estamos fazendo a avaliação quanto ao impacto e à adesão de novos trabalhadores. Infelizmente, a Caixa não tem negociado junto ao movimento sindical para anunciar seus PDV, e o que vemos de bastante negativo é que ao efetuar as demissões, a Caixa tem fechado os postos, não tem chamado os novos concursados. Nós vemos com bastante preocupação esse desmonte da caixa”, explica Barros.

Segundo Barros, a esta etapa do programa de demissão da instituição não difere muito das anteriores. “O programa é direcionado para pessoas em vias de aposentadoria. São profissionais experientes, com know-how, e isso acaba impactando a sociedade como um todo. E infelizemente, mesmo com concurso vigente, a Caixa não chamou novos trabalhadores, o que impacta o atendimento”, detalha.

Uma reunião da diretoria será realizada nos próximos dias, para que os bancários que se enquadrem no PDV possam receber orientação a partir da semana que vem tem mais informações.