TJ e MPE retomam uso de sistema após suspensão em prevenção a ciberataque

Nenhum dano foi detectado 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nenhum dano foi detectado 

Após suspensão temporária no sistema de internet como medida de precaução ao ciberataque que na sexta-feira (12)  atingiu mais de 100 países, o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e o MPE-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) retomaram integralmente o serviço nesta segunda-feira (15).

Conforme informações da assessoria de comunicação do TJ e do MPE, vistorias foram realizadas em todo o sistema de rede dos órgãos e nenhum dano ou ameaça foram detectados.

Na sexta-feira o Tribunal de Justiça suspendeu o uso do e mail corporativo do órgão, e o Ministério Público Estadual bloqueou o sistema de internet da sede, mantendo apenas o serviço interno. As medidas foram uma maneira de prevenir os dados das instituições da ação de possíveis invasores.  

Ciberataque

Esses ataques usam ransomware – vírus de resgate – que inutilizam o sistema ou os dados até que seja paga uma quantia em dinheiro. A empresa russa de segurança, Kaspersky, informou através de relatório ter detectado 45 mil ataques em mais de 100 países.

Conforme publicado no G1, os ataques afetaram sistemas de informação, computadores e telefonia de várias empresas no mundo todo. Na Inglaterra hospitais públicos tiveram cancelamentos de atendimentos e redirecionamento de ambulâncias.