A deputada Lendre Dal Ponte será uma das palestrantes.

O Seminário “Direito dos Idosos: novos olhares” acontecerá na Câmara de Vereadores de promove no próximo dia 11, a partir das 7h30min. O evento contará com palestrantes de renome nacional e tem como objetivo debater com especialistas, lideranças políticas e da sociedade civil organizada uma nova lógica de assistência para os idosos.

De acordo com os organizadores, a população brasileira passou a ter uma maior expectativa de vida e isso deve ser acompanhado de ações públicas para atender às necessidades desse novo contingente populacional. .

O seminário terá como palestrante a irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que falará sobre “Situação atual do idoso – Direitos, violência e visibilidade”. Terezinha Tortelli é enfermeira obstetra, pós-graduada em Planejamento Familiar Natural pela Universidad de Chile, sendo especialista em Gerontologia Social.

Outra palestrante será a coordenadora do Conselho Nacional do Idoso, Ana Lúcia da Silva, cuja palestra terá como tema: “Maior longevidade – Como o Poder Público pode se preparar para novo idoso brasileiro”. Ana Lúcia é geógrafa e formada em gestão pública, especialista em Negociação e mediação de conflitos como instrumento da gestão pública no SUS.

Com o tema “Legislação em defesa do idoso” a deputada Lendre Dal Ponte também fará sua palestra no evento, valendo-se de sua experiência como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados e também de ex-secretária municipal de Saúde no Município de Saudade do Iguaçu-PR.

O público-alvo do seminário são pessoas de todas as faixas etárias que estejam envolvidas com a questão dos idosos, como lideranças políticas e comunitárias de toda a região, profissionais da área de saúde e do Direito, professores e outros profissionais liberais, além de trabalhadores, sindicalistas, entre outras.