Pelo menos 23 outras unidades estariam na mesma situação

Por falta de pagamento da Prefeitura de , o Ceinf João Paulo II, no bairro Universitário, está com as portas fechadas desde segunda-feira (29, e 150 crianças estão sem aulas e 23 trabalhadores sem salário. O repasse, que deveria ter sido feito para atender o custo da unidade está defasado há 4 meses. Pelo menos 23 outras unidades estariam na mesma situação. 

O município confirmou o atraso do pagamento e explicou que a demora ocorreu devido a regulamentação da Lei Municipal do Marco Regulatório, que define normas para a celebração de parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, a qual as instituições devem se adequar e regularizar. A Prefeitura afirmou ainda que o pagamento foi realizado ontem, 30, e que o funcionamento será retomado nessa quinta-feira (1). 

O Ceinf é mantido pela Ong Associação Clube de Mães Unidas Venceremos e, em nota, funcionários e servidores questionaram as informações repassadas pelo município, e disseram que até ás 10 horas desta quarta-feira o montante não tinha sido depositado. Essa não é a primeira vez que a unidade suspende o funcionamento por falta de pagamento do salário de funcionários e professores; a primeira vez ocorreu no ano passado.

Em decreto publicado no Diogrande no dia 19 de maio, os recursos para as instituições são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Funeb). O documento mostra que só o Ceinf João Paulo II deveria receber R$ 469,1 mil, e os recursos devidos as 23 creches somam R$ 19.978.052,98.