Remoção de palmeiras doentes no Paço Municipal causa reclamações
Plantas seriam berço de pássaros
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Plantas seriam berço de pássaros
Duas palmeiras no Paço Municipal estão sendo removidas na manhã desta sexta-feira (5) após vistoria concluir que representam risco de queda por estarem afetadas por lagartas e plantas trepadeiras. Uma leitora do Jornal Midiamax, que entrou em contato com a reportagem avisando sobre a remoção, lamentou o caso, pois aparentemente as árvores estão sadias e, segundo ela, seriam berçários de pássaros.
“É um berçário de pássaros, e vão retirar a árvore. Está cheia de pássaros. A árvore não está doente. Tem muita gente revoltada porque vão tirar a árvore”, reclama a denunciante que não quis revelar o nome.
No local, um funcionário que trabalha na Prefeitura e não se identificou também lamentou o fato. “Por que tirar a árvore? Acho que não tem necessidade. Mas se está comprometendo o prédio, talvez seja a única solução”, lamenta.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande há laudo que autoriza a remoção de duas árvores que estão doentes e apresentam risco de queda, podendo causar ferimentos ou danos materiais. O parecer do laudo afirma que são duas palmeiras rabo de peixe, com aproximadamente 13 metros de altura, que ficam próximas a edificações.
A vistoria realizada atestou que uma delas é atacada por lagartas ‘cabeça de fósforo’ e está praticamente sem folhas. As duas palmeiras estão tomadas por uma planta conhecida por figueira ‘mata pau’ e causando sufocamento. Além disso, uma delas está tomada por uma trepadeira conhecida como jiboia.
Confira texto extraído do laudo enviado pela assessoria de imprensa.
“Em vistoria no local constatou-se que se trata de duas palmeiras rabo de peixe (Caryota mitis), situados muito próximas das edificações, com aproximadamente 13 m de altura com cap de 2,0m, estado fitossanitário ruim, as duas sofreram sério ataque de lagarta cabeça de fósforo, apresentando-se praticamente sem folhas.
Além disso as duas palmeiras estão sendo parasitadas, uma por figueira mata pau (epífita) que já tomou conta de sua copa e está causando seu sufocamento e outra está com o fuste tomado por trepadeira conhecida como jibóia que também pode sufocar a planta hospedeira (Registro fotográfico anexo).
portanto as condições das duas palmeiras vistoriadas, atendem ao disposto do art. 22 da Lei Complementar n 184/2011, que prevê os casos em a supressão do vegetal é permitida, desta forma o parecer é favorável a remoção dos dois indivíduos, recomendamos o plantio de cinco guarirobas (Syagrus oleraceae), após a remoção.” (sic)
Notícias mais lidas agora
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
Últimas Notícias
Condutores já receberam mais de 13 mil multas por dirigirem sem habilitação em MS
Número registrado até outubro já ultrapassou as 11,4 mil multas aplicadas em 2023
Suspeito de envolvimento no assassinato de delator do PCC é preso
Antonio Vinicius Lopes Gritzbac foi assassinado no Aeroporto Internacional de Guarulhos no início de novembro
Evento nas festas de fim de ano, amigo secreto divide opiniões entre os que amam e odeiam
A simples brincadeira de troca de presentes consegue ser bem polêmica
Na saída de padaria, jovem tem nádegas apalpadas por motociclista em MS
Motociclista esperou jovem sair da padaria para cometer crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.