‘Quando não tem vacina reclamam, quando tem não vão vacinar’, dispara Marquinhos

Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) criticou a baixa adesão à vacinação contra a gripe, promovida pela Prefeitura e pelo governo do Estado e voltada à grupos de risco. Na Capital, segundo a Sesau (Secretaria municipal de saúde pública), a campanha atingiu 60% dos 90% de público recomendados pelo Ministério da Saúde.

“A prorrogação é um sinônimo de que as pessoas não compareceram. A vacina está à disposição. Agora, nós não podemos buscar as pessoas para irem até o local, elas que têm que se conscientizar. Quando não tem vacina, todo mundo reclama, quando tem ninguém vai”, declarou.

Campanha

A campanha de vacinação contra a Influenza em todo o Estado foi prorrogada até o dia 9 de junho. O alongamento do prazo ocorre tanto no âmbito da Prefeitura de Campo Grande quanto do governo do Estado. Cerca de 93 mil pessoas ainda precisam ser vacinadas e a prorrogação acompanha orientação do Ministério da Saúde.

As vacinas são destinada às pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Cerca de 104 mil pessoas já foram vacinadas, conforme a Sesau (Secretaria municipal de saúde pública). A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira em todas as UBSs (Unidades básicas de saúde) e nas UBSFs (Saúde da família) das 7h30 às 11h e das 13h às 17h e aos sábados e domingos em cinco unidades: CRS Nova Bahia, CRS Tirandentes, CRS Coophavilla, CRS Aero Rancho e UBS Coronel Antonino.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) afirma que em todo o Estado, apenas 58,03% das pessoas foram vacinadas. Em todo o Brasil, o índice atingiu 60,5%. “Mesmo com a prorrogação do prazo, a Secretaria de Estado de Saúde reforça para que a as pessoas que estão no grupo de risco e ainda não se vacinaram, devem procurar as unidades de saúde para se imunizar”, orienta a SES.

Em Mato Grosso do Sul serão aplicadas cerca de 750 mil doses das vacinas para todo o grupo de risco, segundo a SES. Para este ano foram incluídos os profissionais de educação da rede de ensino básico (Ensino Regular, Especial e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superior das escolas públicas e privadas. A inclusão no público-alvo, conforme a Secretaria, foi um dos principais debates em 2016, devido aos números de casos registrados.

 

 

Conteúdos relacionados