Prefeitura lança aplicativo para receber denúncias e sugestões da população

Disponível apenas para Android

Arquivo – 10/08/2017 – 00:49

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A Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) desenvolveu um aplicativo para que o cidadão possa enviar sugestões, reclamações ou denúncias relacionadas ao serviço público de Campo Grande. Chamado de ‘Fala Campo Grande’, o app foi apresentado nesta quarta-feira (09) e será gerenciado pela Ouvidoria Municipal, que faz parte da Controladoria do Município.Prefeitura lança aplicativo para receber denúncias e sugestões da população

Segundo informações da prefeitura, as sugestões podem ser enviadas para as áreas da saúde, educação, defesa social, transporte coletivo, além de encaminhar demandas nas áreas de obras e serviços. Para facilitar na resolução dos problemas, é importante encaminhar junto as denúncias imagens que mostrem a situação relatada.

O cidadão poderá também acessar o Portal da Transparência e consultar informações de interesse público.

De acordo com a vice-prefeita Adriane Lopes, o aplicativo foi uma ideia que veio da população.  “O prefeito soube ouvir a necessidade das pessoas e o anseio de estarem mais próximos da prefeitura. O ‘Fala Campo Grande’ é uma das representações dessa convivência com a população”, disse na ocasião.  

O diretor presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, afirmou que o ‘Fala Campo Grande’ era uma das maiores demandas da população nas reuniões do programa de governo do prefeito Marquinhos Trad. “O aplicativo é uma ideia do prefeito Marquinhos Trad e era uma das maiores demandas da população nas reuniões para elaboração do seu programa de governo, um canal para que o cidadão pudesse efetivamente participar da administração”, disse.

Ainda de acordo com Paulo, o aplicativo não teve nenhum custo para a Prefeitura, e foi desenvolvido pela Agetec com três meses de testes e capacitações, com apoio da Ouvidoria do município até chegar na versão de lançamento.    “A intenção do ‘Fala Campo Grande’ seria estreitar a comunicação entre o cidadão e os órgãos da administração municipal”, explicou.

Após fazer o download do aplicativo, o usuário deve preencher um cadastro com algumas informações pessoais e então criar um login e uma senha. Segundo a Agetec, o preenchimento correto dessas informações é essencial para evitar possíveis fraudes.

No ícone ‘obras e serviços’ o cidadão poderá anexar uma foto quando sua solicitação for um serviço. Essa informação facilitará para que as equipes da prefeitura atendam a demanda, conforme Daniel Eduardo Funabashi de Toledo, diretor de desenvolvimento e gestão de sistemas. .

“A intenção é acolher o máximo de solicitações em menor tempo para agilizar os serviços”, explicou Antônio Ueno, ouvidor geral. Ele ainda salientou que vários servidores foram treinados para receber, encaminhar e atender as demandas que vierem pelo aplicativo.

O aplicativo está disponível apenas para o sistema Android e pode ser baixado pelo playstore, e ainda segundo a prefeitura, o lançamento faz parte das comemorações dos 118 anos da Capital.

 

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